O mercado de fusões e aquisições de empresas no Brasil registrou um total de 930 transações entre janeiro e maio de 2022, movimentando R$ 131,1 bilhões, segundo dados do Transactional Track Record - TTR.
Esses dados mostram que o mercado de M&A continua aquecido, já que houve um aumento de 8% no número de transações em comparação com o mesmo período do ano passado.
Esse tipo de transação normalmente é muito utilizada por empreendedores que querem fortalecer seu negócio com a fusão ou compra de outras empresas do mesmo setor, o que proporciona eliminação da concorrência e ainda permite o alcance a novos mercados.
Mas você sabe qual a diferença entre a fusão e a aquisição de uma empresa?
A fusão é uma operação na qual duas companhias são integradas e se tornam uma só. Nesse caso, os antigos negócios deixam de existir. O patrimônio das empresas antigas se fundem, bem como as equipes e produtos e serviços são integrados e passam a fazer parte do mesmo e único negócio.
Já a compra, ou aquisição, de uma empresa é quando uma companhia absorve outra. Nesse caso, normalmente a empresa adquirida deixa de existir e passa a fazer parte do negócio adquirente, que incorpora todos os seus bens, ativos e patrimônio, bem como passa a administrar sua marca, podendo mantê-la ou extingui-la, dependendo da estratégia.
Agora que está mais clara a diferença entre fusões e aquisições de empresas, vamos falar um pouco sobre as vantagens desse tipo de transação:
A compra ou fusão de empresas é uma ótima estratégia para quem está querendo expandir seu negócio de maneira rápida. Esse tipo de transação permite o alcance a novos mercados ainda não explorados, seja em regiões diferentes de um mesmo país ou até internacionalmente, sem precisar lidar com barreiras culturais ou de idiomas, pois isso será absorvido naturalmente se a transação envolver uma companhia que já atua na localização desejada.
Ganhos ou economia de escala ocorrem quando custos são reduzidos a partir da junção de dois negócios. Esses custos podem ser relacionados à produção, matéria-prima, ou até custos fixos como administrativos, de marketing, comerciais, etc.
A redução de impostos é outro benefício que pode ser identificado na transação de fusão ou aquisição de empresas. Isso ocorre quando a empresa comprada estiver localizada em regiões com tributos mais baratos, ou possui créditos fiscais.
A fusão ou aquisição também permite a eliminação de concorrentes no mercado, o que dá vantagem competitiva para a nova companhia ou sociedade que se formará.
Comprar ou se fundir com uma empresa que possui tecnologia, capital humano, marcas, licenças, entre outros, é uma vantagem competitiva. Isso faz com que o comprador obtenha acesso a esses recursos de maneira mais fácil, agregando-os ao negócio.
Muitas vezes uma transação de M&A permite reduzir determinadas eficiências das companhias envolvidas a partir da eliminação de administradores inadequados e substituição de colaboradores.
Apesar das vantagens, esse tipo de transação também pode gerar riscos se o processo não for bem conduzido. Entre os riscos estão:
a) Escolha errada da empresa a ser adquirida ou fundida, dificultando a incorporação de sinergias após a transação;
b) Compra de uma empresa muito grande, dificultando o processo de incorporação;
c) Dificuldade na integração de culturas das empresas, por serem de setores ou terem atuações muito diferentes.
Por isso, é sempre importante escolher o alvo correto de uma fusão e aquisição, mapeando quais as sinergias que as empresas possuem e avaliando o quanto de valor pode ser agregado com a finalização da transação. Após a operação, também é importante garantir a integração das culturas empresariais e a implementação das sinergias.
Para que todas as etapas de fusões e aquisições de empresas sejam realizadas de maneira efetiva, com menor risco, é preciso contar com o acompanhamento de assessorias especializadas no mercado de M&A, como a Capital Invest, que auxilia empreendedores a prepararem suas empresas para a compra e venda com maior valor e menor risco.
Utilize o formulário abaixo para comentar.