Um dos campeonatos mais importantes do Nordeste, o campeonato sergipano traz diversas novidades este ano. A disputa desta divisão do futebol nordestino começou em 1918, com apenas 4 equipes, e de lá pra cá, muitas mudanças aconteceram.
O campeonato (também conhecido como Sergipano) contava com equipes como Cotinguiba e o Club Sportivo Sergipe, e anos depois, outras equipes entraram no páreo, como o Aracaju e Brasil.
Ao longo dos anos, o campeonato sofreu diversas atualizações, e hoje conta com 100 finais disputadas desde 1918, tendo o Sergipe o maior número de títulos (37). Logo em seguida, o Confiança possui 22 títulos, e em terceiro lugar, o Itabaiana com 10 títulos.
Hoje em dia, o campeonato do Estado do Sergipe conta com 26 equipes que disputam o seu título. Na verdade, essas 26 equipes se dividem em séries A e B (8 e 18, respectivamente). O Sergipe é o atual campeão do Estado, e na atual temporada, a equipe alvirrubro se classificou em segundo na primeira fase do torneio.
O que vale a pena mencionar aqui é que, na década de 90 (entre 1991 e 1996), o Sergipe foi o hexacampeão estadual, uma das maiores conquistas do clube até então, e no ano do seu centenário, a equipe fez uma ótima participação no campeonato estadual, terminando em segundo colocado.
E como está a classificação do Campeonato Sergipano este ano? Bem, o Itabaiana liderava a temporada com 7 vitórias e 23 pontos, seguido de Sergipe que obteve 21 pontos e 6 vitórias. No entanto, com o empate da equipe do Sergipe na última partida, a mesma conseguiu vaga para a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste de 2023. O vice-campeão é o Falcon.
No Grupo B, a equipe do Falcon Futebol venceu o campeonato com 21 pontos e 7 vitórias, seguido do Confiança com 20 pontos e 5 vitórias. Os jogadores de maior destaque foram o Paulinho (Sergipe) e Anderson Lessa (Itabaiana).
As equipes ainda estão no aguardo do fim deste ano, que tem também a Copa do Mundo do Qatar para acontecer. E logo em seguida, elas irão se organizar para a preparação do campeonato sergipano de 2023.
O que temos a certeza é de que, independente da forma como os times irão se preparar, serão partidas tão emocionantes como as que tivemos esse ano!
Utilize o formulário abaixo para comentar.