Uma das primeiras lições aprendidas na autoescola é sobre as placas de sinalização e os seus significados. No início a quantidade de placas de trânsito diferentes pode assustar um pouco, mas ao longo do tempo elas se tornam tão corriqueiras que a interpretação acontece quase que instantaneamente.
Mas, depois de tanto tempo de direção, algumas placas, especialmente aquelas que não são vistas com tanta frequência, podem acabar caindo no esquecimento. Se você já não se lembra de todas as placas, não se preocupe, preparamos uma lista de placas para você relembrar.
As placas de trânsito são diferenciadas em algumas categorias: Regulamentação, Advertencia, Indicação, Educativas e de Atrativos Turísticos. Relembre o significado de cada categoria e alguns exemplos de placas:
As placas de regulamentação têm como função indicar condições, proibições, obrigações ou restrições. Essas placas são impositivas e o descumprimento acarreta em multa, de acordo com o que estiver estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
As placas de regulamentação são representadas pela cor vermelha, e não por acaso, a ideia da cor é colocar o motorista rapidamente em alerta. Veja alguns exemplos:
As placas de advertência têm a finalidade de avisar o condutor com antecedência sobre algum perigo ou condição da via à frente. Elas são representadas pela cor amarela e tem a forma quadrada, sendo que uma das diagonais sempre fica na posição vertical. Veja alguns exemplos:
Esse tipo de placa tem a função de indicar ao condutor informações sobre o trajeto ao longo do seu deslocamento, como por exemplo o local onde está ou o seu destino. As placas de indicação contêm, majoritariamente, orientações nas cores verde e azul. A cor azul indica o local, já a cor verde indica o destino. Veja alguns exemplos:
Dentro da categoria de Placas de Indicação, existem também as placas de serviços auxiliares. Elas orientam os condutores sobre locais onde podem encontrar alguns serviços, como postos de combustíveis, restaurantes, hospitais, entre outros. Essas placas têm formato retangular com fundo azul. Veja alguns exemplos:
Como o próprio nome diz, essas placas têm a função de educar o condutor, visando a maior segurança possível no trânsito. Elas geralmente contêm mensagens que reforçam normas gerais de circulação e de conduta. Veja alguns exemplos:
As placas de Atrativos Turísticos indicam locais de interesse turístico. Veja alguns exemplos:
Como se pode notar, são muitas as placas de trânsito presentes no Código de Trânsito Brasileiro. Conhecê-las é essencial para garantir a segurança de todos que compartilham o trânsito diariamente.
Utilize o formulário abaixo para comentar.