Entre as oito cidades do Alto Sertão de Alagoas, Delmiro Gouveia tem, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o maior número de candidaturas ao cargo de vereador indeferidas.
Conforme os dados do TSE, foram registradas 99 candidaturas para concorrer ao cargo no município, porém, cinco delas foram indeferidas com recurso, uma sem o direito de recorrer à decisão da Justiça Eleitoral, e uma aguarda julgamento.
Os candidatos que tiveram as candidaturas indeferidas com recurso foram: José Carlos do Nascimento, mais conhecido como “Carlinhos do Hospital” (PSC); Cícero de Sousa Lacerda, “Cição” (PP); Luiz Teodoro dos Santos, “Galego do Mármore” (PTC); Kátia Margareth Villa Nova da Silva, “Kátia Margareth” (PP); José Valmir dos Santos, “Valmir do Vala” (PP).
O candidato que foi julgado não regular por não atender às condições necessárias para o deferimento do registro (indeferida com recurso) pode recorrer contra essa decisão e aguardar julgamento por instância superior.
A candidata Ingrid Rafaela da Silva, “Ingrid” (PMDB), segundo a Justiça Eleitoral, não reuniu as condições necessárias ao registro da candidatura, sendo assim, foi indeferida sem recurso.
A única candidatura que aguarda julgamento da Justiça Eleitoral é a de Elizete Pereira Gomes, “Elizete Pereira” (PMDB).
Segunda colocação
O município de Canapi ficou, segundo dados do TSE, como o segundo colocado, tendo quatro candidaturas indeferidas, e uma aguardando julgamento.
Maria Auxiliadora Barbosa Brandão, conhecida como “Dora” (PMDB), e Maria de Fátima dos Santos, “Fátima do Mutirão” (PMDB), tiveram as candidaturas indeferidas sem o direito de recorrer.
Por outro lado, os candidatos Ângelo Luciano Malta Brandão, “Luciano Malta” (PMDB) – que é atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores, e José Malta Brandão Neto, “José Neto” (PMDB), terão o direito de recorrer à decisão da Justiça Eleitoral.
Terceira colocação empatada
A terceira colocação está empatada entre os municípios de Olho D’água do Casado e Pariconha, ambos com três candidaturas indeferidas.
Em Olho D’água, os candidatos Fábio Silva Farias, conhecido como “Fábio Silva” (PSB), Iranildo Manoel Dantas da Silva, "Nininho dos Sem-terra" (PSB), e José Walter de Melo, “Walter Zé de Abel” (PSB), não terão o direto de recorrer da não aceitação da Justiça Eleitoral.
Na mesma cidade, Damião Aureliano de Melo, “Damião de Zé de Abel” (PMDB), aguarda julgamento do pedido de registro de candidatura.
As três candidaturas indeferidas em Pariconha foram a de Célio Roberto de Melo Quixabeira, “Célio da Marcação” (PHS); José da Cruz Silva, “Fura Pacote” (PEN) – sem direito de recorrer, e Gabriel Carvalho da Silva, “Gabriel Carvalho” (PR) – indeferida com recurso.
Quarta colocação também empatada
A quarta colocação também está empatada, porém, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é entre as cidades de Mata Grande, Água Branca e Inhapi, ambas com duas candidaturas indeferidas.
Mata Grande, além de ter as candidaturas de Gabriel Brandão Gomes, “Gabriel Brandão” (PSB) – indeferida com recurso, e Gerson Klayton da Silva, “Klayton Silva” (PT) – indeferida sem recurso, aguarda o julgamento da candidatura de Gilmar Pedro da Silva, “Gilmar Pedro” (PMDB).
Em Água Branca, a Justiça Eleitoral indeferiu as candidaturas de Maria da Conceição Gomes Santos, “Nina” (PT), e Sandro Dos Santos Lima, “Sandro” (PT) - amboss não têm o direito de recorrer.
No município de Inhapi, foram indeferidas as de José Faustino Gonçalves, “Jaqueira” (PMDB) – com recurso, e Luciano Henrique da Silva, “Luciano de Léo” (PHS) – sem recurso.
Última colocação
Segundo levantamentos do TSE, nenhuma candidatura ao cargo de vereador de Piranhas foi indeferida, sendo assim, o município ficou em último colocado nesta lista. Porém, a candidatura de Tatiane Conceição dos Santos, “Tatinha de Zé Porfírio” (PP), ainda aguarda julgamento.
Todas essas informações podem ser conferidas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesse link: http://goo.gl/PiOK05
Utilize o formulário abaixo para comentar.