As Câmaras de Vereadores do Sertão de Alagoas que terão o maior número de mulheres a partir de 2017, segundo levantamento feito pelo Correio Notícia, serão as de Mata Grande, Pão de Açúcar e Jaramataia. Em cada uma delas, haverá quatro mulheres como representantes do povo no Poder Legislativo Municipal.
Mesmo assim, como nessas Casas Legislativas o número de vereadores é de no mínimo 9 e no máximo 11, as mulheres continuam sendo minoria em todas elas.
Em segundo lugar no ranking de municípios que terão a maior quantidade de vereadoras está Poço das Trincheiras, que elegeu três mulheres no último domingo (2).
O terceiro lugar, com apenas duas mulheres eleitas para a Câmara a partir de 2017, é ocupado por Olivença, Ouro Branco, Piranhas, Água Branca, Delmiro Gouveia, Major Izidoro e Maravilha.
Elegeram apenas uma mulher para exercer a função de vereadora os eleitores dos seguintes municípios: Olho D’água do Casado, Palestina, Pariconha, Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira, Belo Monte, Canapi, Dois Riachos, Inhapi e Jacaré dos Homens.
Por outro lado, em 5 municípios da região nenhuma mulher foi eleita para a Câmara de Vereadores. São eles: Olho D’água das Flores, Monteirópolis, São José da Tapera, Batalha e Carneiros.
O baixo número de mulheres eleitas para a função de vereadoras é semelhante ao percentual de mulheres eleitas para comandar o Poder Executivo nas cidades do Sertão. De acordo com um levantamento feito pelo Correio Notícia, apenas 7 dos 26 municípios da região terão prefeitas a partir do dia 1° de janeiro de 2017. São eles: Batalha, Major Izidoro, Maravilha, Palestina, Piranhas, Poço das Trincheiras e Senador Rui Palmeira.
Utilize o formulário abaixo para comentar.