Dos 26 municípios dos Sertão de Alagoas, sete escolheram mulheres para chefiar o Poder Executivo Municipal. A maioria delas disputou as prefeituras com homens.
Em Batalha, Marina Dantas (PMDB), que disputou a eleição com Renata Douca (DEM) e Zinho Paizinho (PSB), venceu a disputa com 5.539 votos. Santana Mariano (PMDB) venceu a disputa pela Prefeitura de Major Izidoro com 6,544 votos. Ela disputou com Ítalo Amaral (PMN).
A terceira mulher eleita foi Conceição Albuquerque (PMDB). Ela se elegeu com 3.256 votos e disputou a prefeitura de Maravilha com Luizinho (PRB). Em Palestina, Lane Cabudo (PSD) se elegeu com 1.869 votos, ficando a frente de Júnior Alcantara (PMDB).
Na cidade de Piranhas, a candidata eleita foi Maristela (PP), com 6.921 votos, ficando a frente do deputado estadual Inácio Loiola (PSB) e de May de Osmar (PSOL). Já em Poço das Trincheiras, a chefia do Poder Executivo Municipal foi disputada por Rodrigo Lima (PRB), Valmiro Costa (PRP) e Aparecida (PMDB), essa que foi eleita com 3.943 votos.
A última candidata eleita foi Jeane Moura (PMDB), que conseguiu 4.010 votos, ficando a frente de Edivanio Cirilo (PP) na disputa pela prefeitura de Senador Rui Palmeira.
Nas eleições de 2012 apenas as prefeituras de Água Branca, Palestina e Major Izidoro, foram comandadas por mulheres, sendo elas: Albani Sandes, Lane Cabudo e Santana Mariano.
Utilize o formulário abaixo para comentar.