O Tribunal de Contas do Estado (TCE) entregou à Justiça Eleitoral de Alagoas uma lista com os nomes de 35 gestores públicos que tiveram suas contas analisadas e rejeitadas nos últimos dois anos. Desses, 11 são do Sertão de Alagoas.
A lista do TCE, em tese, enquadra os gestores na Lei da “Ficha Limpa”, deixando-os inelegíveis. Porém, a análise de cada caso está sendo feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), que ainda vai disponibilizar a lista e o entendimento sobre cada caso aos juízes eleitorais, os quais poderão negar ou deferir os registros de candidaturas desses gestores.
Dos 35 nomes da lista, os 11 do Sertão de Alagoas são os seguintes:
Senador Rui Palmeira - Siloé de Oliveira Moura
Monteirópolis - Mailson de Mendonça Lima
Mata Grande - Fernando José de Araújo Lou
Água Branca - José Rodrigues Gomes
Maravilha - Márcio Fidelson Menezes Gomes
Batalha - Ermane Pereira de Melo
Jaramataia - José Alberto Barroso Barreto
Canapi - José Hermes de Lima
Jacaré dos Homens - José Ernesto Silva Júnior
Câmara Municipal de Jacaré dos Homens - Marcos Aurélio de Melo
Câmara Municipal de Batalha - Mário César Pereira da Silva
De acordo com o jornal Gazeta de Alagoas, na edição deste fim de semana (5 e 6 de setembro), é uma obrigação dos tribunais de contas fornecer esta relação aos TREs, que detêm o poder de examinar os que solicitarem o registro da candidatura. Estando estes gestores na lista das contas rejeitadas eles ficam, em tese, impossibilitados de disputar a eleição este ano.
Ainda segundo o jornal Gazeta de Alagoas, o período padrão das contas julgadas é de oito anos, para fins de elegibilidade, conforme está previsto pela Justiça Eleitoral. A assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas confirmou ao jornal que o relatório está em posse da assessoria técnica da corte. Desse setor, ainda será analisada pela presidência e, posteriormente, liberada à consulta dos juízes eleitorais, responsáveis pela análise dos futuros pedidos de registro das candidaturas.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Não foram encontrados registros.