Paulo Suruagy do Amaral Dantas, conhecido como Paulo Dantas (MDB), foi reeleito governador do estado de Alagoas com 52,33% (834.278) dos votos válidos. Ele enfrentou o senador Rodrigo Cunhas (UB). Ele terminou a apuração com 47,67% (759.984) dos votos válidos.
Natural de Maceió, ele nasceu em 19 de março de 1979 e tem 43 anos. O governador de Alagoas, agora reeleito, enfrentou durante a campanha política alguns entraves, entre eles, o episódio em queo nome dele foi contestado pelo próprio pai, o ex-deputado estadual Luís Dantas, em vídeos divulgados por um de seus opositores no guia eleitoral.
A crise mais grave, entretanto, foi a Operação Edema, do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF), que cumpriu 31 mandados de busca e apreensão para apurar a participação de Paulo Dantas no esquema de desvio milionário na ALE por meio de repasses ilegais feitos por funcionários fantasmas do seu gabinete entre os anos de 2019 e 2021, quando era deputado estadual.
No dia 11 de outubro, enfrentou uma reviravolta na sua gestão, tendo sido afastado do cargo de governador pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspeito de comandar um esquema que desviou R$ 54 milhões da Assembleia Legislativa de Alagoas. Semanas depois, Dantas foi reconduzido ao cargo por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Presidente
Em Alagoas, o ex-presidente Lula (PT), eleito, também venceu no estado. Ele obteve 58,68% (976.831) votos. O presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas, teve 41,32% (687.827) votos.
Utilize o formulário abaixo para comentar.