O Instituto DataSensus divulgou na noite desta terça-feira (31) a primeira pesquisa com intenção de voto para governador e senador no estado de Alagoas. De acordo com o órgão, o levantamento ouviu cinco mil alagoanos nos 102 municípios, entre os dias 27, 28 e 29 de maio. A margem de erro é de 1,4% para mais ou para menos.
Para o cargo de governador, quando a pergunta é estimulada, ou seja, o entrevistador apresenta as opções de voto, o senador Rodrigo Cunha (UB) é o primeiro colocado com 24%. Em seguida, vem o governador Paulo Dantas (MDB), com 21%. Em terceiro está o ex-prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSD), com 19%. Eles estão tecnicamente empatados com a margem de erro.
Cícero Albuquerque (PSOL) e Regis Cavalcante (Cidadania) foram citados por 2% dos entrevistados. Mônica Carvalho (Solidariedade) aparece com 1%. Disseram que não votariam em nenhum desses 11%. Branco ou nulo chegou a 4%. Não sabe ou não opinou 11%.
Quando o levantamento é feito de maneira espontânea, ou seja, sem o entrevistador citar os nomes, Paulo Dantas aparece com 9,1%, Rodrigo Cunha 5,2% e Rui Palmeira 2,4%. Os demais pré-candidatos não chegaram a 1%. Branco ou nulo 4,5%. Não sabe ou opinou 77,2%.
Em um cenário onde são colocados os nomes dos três primeiros colocados, Rodrigo Cunha amplia a vantagem, chegando a 28,4% das intenções de voto. Paulo Dantas fica com 24,2% e Rui Palmeira 23,9%. Nenhum 9,3%. Branco ou nulo 10%. Não sabe ou não opinou 11,2%.
Quando a pesquisa pergunta em quem o eleitor não votaria em hipótese alguma, Rui Palmeira aparece com 13%, Cícero Albuquerque e Rodrigo Cunha 10%, Paulo Dantas 9%, Mônica Carvalho 8% e Regis Cavalcante 7%. Nenhum desses 16% e não sabe ou não opinou 27%.
Senado
Quando o assunto é a disputa pela vaga de senador por Alagoas, na pesquisa estimulada o ex-governador Renan Filho (MDB) lidera com 39% das intenções de voto. Fernando Collor (PTB) aparece em segundo com 18% e Davi Davino Filho (PP) com 8%.
Em quarto está Ronaldo Lessa (PDT) com 7%, seguido por Antônio Albuquerque (Republicanos) com 4%. Mário Agra (Psol) foi citado por 1% dos entrevistados. Nenhum 8%. Branco ou nulo 4% e não sabe ou não opinou 11%.
Quando o cenário é espontâneo, a porcentagem de não sabe ou não opinou bate a marca de 72,89%. Renan Filho tem 14,25%, Fernando Collor 5,15%, Ronaldo Lessa 1,06%. Os demais pré-candidatos não somaram 1%. Branco e nulo 4,78%.
O DataSensus registrou a pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) sob o nº 01243/2022. Ainda de acordo com o instituto, os números para presidente da república estão previstos para serem divulgados nesta quarta-feira (1).
Utilize o formulário abaixo para comentar.