A sucessão municipal em Dois Riachos caminhava de uma forma tranquila para o prefeito Ramon Camilo e seu grupo, formado, sobretudo, por seis vereadores que lhe dão sustentação no Legislativo. Caminhava.
Pela oposição, o agropecuarista Júnior Matias confirmou sua disposição em disputar a prefeitura. Filho do vereador Rosivan Rodrigues, o agropecuarista tem conversado com moradores da cidade e ouvido deles a necessidade da construção de uma verdadeira oposição em Dois Riachos.
E porque a construção de uma verdadeira oposição? Jorge Duca, que sempre esteve liderando a oposição no município contra Ramon Camilo, agora mudou de lado e, segundo afirmou Júnior Matias, “Duca fez o povo de palhaço”.
“Aconteceu uma união. Esse nosso ex-candidato [Jorge Duca] tirou 3.395 votos [...] foi uma diferença de pouco mais de 2% dos votos, quase que a oposição chegava lá, do governo atual na reeleição. Então, é o sinal que o cenário político está se aproximando de uma mudança e em Dois Riachos o povo está querendo”, afirmou Júnior.
Matias revelou que pessoas ligadas ao prefeito o procuraram, propondo a ele ser o candidato a vice dele, lhe oferecendo cargos e dinheiro.
“Esse clã político em Dois Riachos, que está há 16 anos, nos procurou [...] mandou um portador e nisso veio muitas vantagens... Muita mesmo, me convidando para eu ser vice, oferecendo a presidência da Câmara, não sei quantos empregos [...] me convidou para eu ser vice e nisso houve também propostas, valores financeiros, para a gente se juntar. E a nossa reposta foi não. A gente continua firme na oposição e nisso eles desafiaram e eu paguei para ver: “Então você não vem, agora a gente vai atrás de Jorge Duca e ele vem”. E eu confiando que o Jorge Duca era um cara sério, cara de bem, eu disse: “Não, ele não vai”.
Junior Matias afirma que após ouvir os “emissários” do prefeito, foi na casa do filho de Jorge Duca.
“Na mesma hora eu fui atrás do filho dele, que inclusive vai ser o candidato a vice da atual gestão, indicado por ele [...]. Jorginho, é verdade? Olha, vinheram procurar a gente, mas eu vim aqui para lhe dizer que vamos juntos, seu pai é pré-candidato a prefeito. Diga a ele que eu tou junto, diga a ele que eu vou ser pré-candidato a vice-prefeito junto com ele e dessa vez vamos ganhar as eleições”.
Já se considerando pré-candidato a prefeito, Júnior argumentou com o filho de Duca.
“Eu estou sabendo que você sentou com o outro lado. É verdade?”, perguntou Matias. Em resposta, o filho do ex-candidato a prefeito do município teria desmentido a especulação.
“Não. É mentira. Eu boto minha mão no fogo”, afirmou o filho de Jorge Duca.
Acreditando que tudo era um jogo dos adversários, Júnior Matias tirou uma foto ao lado do filho de Duca e postou nas redes sociais com a frase “a parceria continua”. Ele retornou para casa satisfeito com o diálogo. Porém, no dia seguinte, a verdadeira história foi revelada.
“No outro dia veio a bomba que esse nosso ex-candidato se juntou com o prefeito. Um homem que era honrado em Dois Riachos, tirou uma grande votação, que a oposição confiou e ele trai agora e fez o povo de palhaço”, falou, entristecido, Matias.
Com 33 anos, Junior diz que os riachenses clamam por uma renovação na política.
“Tá clamando por um nome de renovação. Por um nome que venha representar o povo de Dois Riachos e não por um nome ou sobrenome, mas, sim, por uma pessoa que represente o povo, que quer mudanças”, disse o agropecuárista.
“Dois Riachos, hoje, vem há oito anos de um grupo, o mesmo grupo se estendeu por mais oito anos, dezesseis totalizando agora, então o povo já conhece os dois lados. Já conhece um e já conhece o outro”, finalizou ele.
Em 2020 Jorge Duca perdeu a eleição com 3.395 votos. Ranom venceu com 3.625 votos. Ambos enfrentaram 1.604 abstenções, contra 1.535 na eleição de 2016.
Utilize o formulário abaixo para comentar.