Diante da tensão que foi com várias ocorrências policiais nas eleições municipais de 2020, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) tem acompanhado com atenção o clima em torno das eleições de 2024 nos municípios de Ouro Branco, Olho D'água das Flores e Olivença.
Embora não tenha sido registrada nenhuma ocorrência policial entre propensos candidatos ou eleitores, nas três cidades as mútuas acusações, fakes news através de redes sociais e "delimitação por território" tem elevado o "tom" de uma antecipada campanha.
Em Olivença o atual prefeito, Josimar Dionisio (MDB), o "Jó", que venceu apertado em 2020, com uma diferença de menos de 600 votos, irá para sua primeira reeleição, devendo ter como opositores ex-correligionários e opositores históricos, a exemplo dos ex-prefeitos Mailson Bulhões e "Veio Duca" e seu vice Franklin Quintino, hoje rompido politicamente com o gestor.
Além das obras realizadas no município, em sua grande maioria bancadas pelo Governo do Estado, "Jó" mantém uma rede social bastante ativa, elementos que neste momento tem impedido o crescimento do discurso da oposição, que tem anunciado uma composição histórica visando a vitória.
Em 2016 "Jó" perdeu a eleição para o ex-prefeito Zé Arnaldo por apenas 11 votos de diferença, num pleito que teve 1.243 (14,27%) abstenções. Atento para os erros do passado, "Jó" conseguiu vencer a última eleição, mesmo tendo aumentado o número de eleitores que não se sentiram representados com as candidaturas daquele ano. Foram 1.627 (17,73%) abstenções.
Em Ouro Branco a atual prefeita, Denyse de Dona Telma (PP), eleita em 2020 com menos de 300 votos de diferença, vencendo o segundo mais votado naquele ano, o ex-prefeito Atevaldo Cabral, tentará sua primeira reeleição contra uma oposição que nos últimos meses tem usado as redes sociais como, por enquanto, seu grande palanque, conseguindo dividir ainda mais a opinião dos propensos eleitores.
O que não pode ser desprezado em Ouro Branco são as abstenções. Nas eleições de 2016, quando o município teve apenas dois candidatos, foram 1.054 (13,61%) eleitores que se abstiveram. Em 2020, quando os eleitores viram a oposição dividida com três candidatos, o número de abstenções aumentou para 1.406 (16,63%).
Em Olho D'água das Flores o prefeito José Luiz dos Anjos, atualmente no MDB, a exemplo de outros municípios alagoanos, também tem conseguido a concretização de várias obras numa parceria com o Governo do Estado e irá para sua primeira reeleição, após ser eleito em 2020 com cerca de 1.700 votos de diferença, num pleito que teve 2.848 (18,34%) abstenções.
Naquele ano, o advogado Zé Luiz teve como adversário o ex-prefeito Carlos Andre dos Anjos, o "Nen", que muitos analistas políticos insistem em afirmar que perdeu a eleição por conta da escolha do vice, o agricultor e pai da na epoca secretária da Agricultura e Meio Ambiente do município, Paulo Fernandes da Silva, que não conseguiu comprovar para a Justia Eleitoral que é alfabetizado. A escolha do vice aconteceu em setembro daquele ano, último prazo para a realização das convenções. Com o vice inelegível e sem conseguir indicar um outro nome a tempo, "Nen", na opinião de analistas, teve a reeleição comprometida.
Neste momento, apesar de ter se tornado muito forte através das redes sociais, Zé Luiz perdeu seu vice, Paulo Barbosa de Macedo, o "Paulo Chaveiro", que rompeu politicamente com o gestor e não tem escondido seu interesse em participar do grupo de oposição, que estuda um nome para disputar o executivo no próximo ano.
Utilize o formulário abaixo para comentar.