O prefeito Tiago Freitas (MDB) foi reeleito em Piranhas nas eleições municipais de 2024 com uma vitória expressiva, obtendo 11.565 votos, o que corresponde a 76,07% dos votos válidos. Ele derrotou a ex-prefeita Maristela (PP), que somou 3.638 votos, equivalente a 23,93%. A diferença de 7.927 votos entre os dois candidatos marca a maior vantagem já registrada em uma eleição para prefeito no município.
Comparando com as eleições de 2020, quando Tiago foi eleito pela primeira vez, a diferença já era significativa. Naquele ano, Tiago recebeu 7.455 votos (54,86%), contra 6.087 votos (44,79%) de Maristela, uma diferença de 1.368 votos. Em 2024, ele conseguiu ampliar sua votação, enquanto sua adversária viu sua base eleitoral diminuir pela metade.
Esse resultado também quebra marcas históricas dentro do grupo político de Tiago Freitas, já que, anteriormente, nem seu tio nem sua irmã, que também foram prefeitos do município, haviam ultrapassado a marca de 6 mil votos em suas respectivas eleições.
Além da vitória expressiva na eleição majoritária, o grupo político de Tiago Freitas mostrou sua força ao eleger todos os vereadores da Câmara Municipal pelos partidos de sua base de apoio. A oposição, por sua vez, não conseguiu eleger nenhum representante, e até o filho de Maristela, Josimar, que buscava a reeleição como vereador, foi derrotado.
Lista dos eleitos e votação
Vereadores que não conseguiram se reeleger
A renovação na Câmara Municipal de Piranhas foi de 27,27%, com três novos vereadores eleitos. A presença feminina segue forte no legislativo, com a reeleição de todas as mulheres que já ocupavam cadeiras: Laura de Zé Vicente, Michelle Fidelis, Ozana Ferreira, Margarida de Renato e Evândia de Gessé. Isso destaca o protagonismo feminino na política local, com cinco mulheres entre os 11 vereadores eleitos, representando 45,45% da composição da Câmara.
Utilize o formulário abaixo para comentar.