Uma ligação anônima para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Minas Gerais, alertou que o motorista do ônibus acidentado na sexta-feira (5) em um dos trechos da BR-381, na cidade mineira de João Monlevade, poderia estar entre os feridos.
A informação foi dada neste sábado (6), pelo inspetor Cristiano Mendes, chefe-substituto da comunicação social da PRF, em entrevista à Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte (MG).
Diante da denúncia, equipes da Polícia Civil (PC), iniciaram averiguações dos documentos dos feridos socorridos para os hospitais da região do acidente que matou 18 pessoas e deixou 25 feridos.
Até então, o motorista estava na condição de foragido. Testemunhas haviam relato que viram ele pular do veículo, ainda em movimento, após gritar que o ônibus tinha perdido o freio.
O inspetor também confirmou que o veículo Mercedes Benz/Mpolo Paradiso R, de cor azul e placa DTD – 7253/Mata Grande – AL, pertencente à empresa Localima Turismo, de Mata Grande, não tinha autorização para transporte de passageiros, conforme documentação expedido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
“É comum os donos dessas empresas precárias informaram as vítimas que estão aptos a viajarem. É uma forma deles conseguirem clientes e neste caso especifico, se livrarem do processo. Mas já sabemos que a empresa desse ônibus sinistrado ela está cadastrada na ANTT e graças a uma liminar da Justiça conseguiu um Termo de Autorização para prestação de serviço regular, no entanto, o veículo não estava habilitado para prestar o serviço de transporte de passageiros", afirmou o policial, acrescentando que no ano passado o mesmo ônibus foi autuado três por transporte irregular de pessoas.
Novos relatos de sobrevivenmtes confirmam que além do motorista havia um ajudante, que também ainda não foi identificado.
"Agora já sabemos que haviam dois motoristas. Um ajudava o outro. Precisamos identifica-los e saber se realmente estavam habilitados para o serviço. Câmareas de segurança na rodovia devem confirmar as declarações das testemunhas que esse ônibus vinha em alta velocidade e essa ligação vai nos ajudar a indentificar o verdadeiro motorista",concluiu o inspetor.
Uma das sobreviventes da tragédia, a cuidadora de idosos Eliane Guerra, 55, confirmou para a polícia que o motorista dirigia em alta velocidade e antes do ônibus despencar da ponte ele fez manobras arriscadas e alguns dos passageiros reclamaram.
"Ele (o motorista) vinha em alta velocidade, mais do que ele anda, por que ele não é de andar com muita velocidade. De repente ele começou a bater nos carros e desviou de outros. Quando chegou na ponte, ele achou que o ônibus estava parando. O rapaz que estava junto com o motorista tentou segurar o ônibus. Nessa hora eu empurrei a porta e pulei. Depois pulou o motorista e outras pessoas. De repente o ônibus já caiu. Teve gente que ainda pulou em cima da ponte", contou a mulher.
Nesta manhã, a assessoria do Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte liberou os primeiros 13 nomes das vítimas mortas.
Lista de vítimas do acidente
01 Daiane Santos Silva
02 Heloisa Sofia Nascimento Silva,- 2 anos
03 Daniel Oliveira da Silva
04 Vitória Juscelia Oliveira Batalha (Transferida para o Hospital João XXIII )
05 Samuel Oliveira Batalha
06 Vanessa Oliveira Silva Batalha
07 Joyce de Oliveira
08 Elânio da Silva Batalha (Transferido para o Hospital João XXIII)
09 Pedro Antônio Silva
10 Josefa Maria da Silva
11 Cícero Pedro
12 Jaílma do Nascimento
13 Pablo Nascimento Vieira (Transferida para o Hospital João XXIII)
14 Solange P. Silva Barbosa
15 Vitória Cardoso
16 Tarsiano Campos e Santos
17 Anderson Soares de Oliveira
18 Luana Costa Silva
19 Luísa
20 Rodrigo José da Silva
21 Denise Rui Santos
22 Carlos Pereira
23 Cícera Eliane Cavalcante Guerra
VITIMAS QUE FORAM A ÓBITO NO HOSPITAL
01 Cícero Jeferson Andrade da Silva
02 Clemilton Santos Nascimento
03 Cícero Oliveira Lima
04 Caio Lucas Santos
05 Elias Vieira Batalha
ÓBITOS NO LOCAL
1. Maria Silma da Silva Batalha
2. Denise Maria do Nascimento
3. José Ricardo da Silva
4. José Roberto Santos da Silva
5. Lázaro Santos Barbosa
6. Marcondes Teixeira lima
7. Manoel José da Silva
8. Joelson Queiroz dos Santos
Obs: Cinco continuam não identificadas
DEMAIS PASSAGEIROS (NÃO TIVERAM FERIMENTOS)
1. Cristiano Vieira Batalha
2. Franco Oliveira da Silva
3. Cícero Neto Lima dos Santos
Utilize o formulário abaixo para comentar.