O estudo clínico da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em colaboração com a farmacêutica Sinovac Life Science, está em sua fase final. Segundo informações do governo de São Paulo e do Instituto Butantan, os resultados devem sair na primeira semana de dezembro, com 46 milhões de doses devidas até janeiro de 2021.
Os resultados serão apresentados pelo Comitê Internacional independente na primeira semana de dezembro para que a agência reguladora sanitária nacional, Anvisa, possa avaliar o relatório. Os testes no Brasil são liderados desde julho pelo Butantan em 16 centros de pesquisa em sete estados brasileiros e no Distrito Federal, com 13 mil voluntários envolvidos. Na semana passada, o primeiro lote com 120 mil doses da vacina chegou a São Paulo.
Na última terça-feira (17), os resultados da fase anterior dos ensaios clínicos com o CoronaVac foram publicados pela revista científica de renome mundial Lancet. A publicação mostrou que a vacina é segura e capaz de produzir uma resposta imunológica dias após sua aplicação em 97 por cento dos casos.
Utilize o formulário abaixo para comentar.