Somente no primeiro semestre de 2022, foram registradas mais de 2,8 milhões de tentativas de fraudes em cartões de crédito. O número é 8% maior em comparação ao mesmo período de 2021. Para a especialista em Direito Digital, Elaine Keller, esse crescimento pode estar relacionado à pandemia: “Cada vez mais a gente tem aprendido a comprar online. E as compras online não podem ser feitas com dinheiro em espécie. Elas acontecem com cartão de crédito, transferência bancária, Pix … Por isso as fraudes em compras online têm ocorrido com maior frequência”. De acordo com um novo relatório da IBM, 35% dos brasileiros entrevistados já foram vítima de fraude por cartão de crédito. Este tipo de golpe financeiro é o mais comum em todos os países, mas os brasileiros são os mais preocupados com essa prática criminosa entre as nações pesquisadas. Cerca de 85% dos brasileiros estão mais preocupados com questões de segurança financeira. “A primeira coisa que o titular do cartão de crédito deve fazer, em caso de fraude, é notificar a operadora do cartão ou o seu banco, se esse cartão de crédito estiver ligado a um banco. E também fazer um boletim de ocorrência”, alerta a advogada.
Os golpes bancários no Brasil devem gerar prejuízos de ao menos R$ 2,5 bilhões até o final do ano. Desde junho deste ano, o militar reformado reformado André Luiz Grigório é uma das vítimas de transtornos com sua operadora de cartão de crédito por uma série de cobranças de compras online que ele não fez: “Eu não fiz essa compra, liguei na operadora, eu bloqueio o cartão. Eles gastam, em média, 60 a 30 dias para mandar um novo cartão para mim, porque aqui é o interior do Mato Grosso do Sul. E quando chega o cartão e eu vou desbloquear, eu desbloqueio o cartão e a primeira conta que eu realizo online, logo em seguida vem mais fraudes”.
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