Quatro meninos foram resgatados neste domingo (8) do complexo de cavernas de Tham Luang, ao norte da Tailândia, após 15 dias presos. A informação é de Narongsak Osatanakorn, ex-governador da província de Chiang Rai, que está dirigindo a operação.
A Reuters, citando uma autoridade local que faz parte da equipe de salvamento, chegou a falar em seis garotos resgatados, mas isso não foi confirmado pelas autoridades locais e depois foi corrigido pela própria agência. As identidades não foram divulgadas.
Narongsak também informou que os jovens foram retirados com máscaras de oxigênio e levados ao hospital em segurança. Segundo ele, uma nova operação de resgate deve acontecer apenas depois de dez horas de preparação dos socorristas, o que ocorreria por volta das 21h (horário de Brasília). Essa previsão, no entanto, pode ser estendida. A principal tarefa é repor os tanques de oxigênio.
Uma chuva torrencial atingiu a região logo após o final das buscas.
Algumas áreas tiveram os níveis de água esvaziados, o que aliviou a caminhada dos meninos. Houve relatos contraditórios com relação à ordem de saída dos integrantes do grupo. Segundo a BBC, as famílias estão aguardando notícias no hospital.
Nove pessoas ainda estão na caverna, e o nível de oxigênio é o principal problema para elas. A previsão de mais chuvas na região pode ser outro complicador na retomada das operações.
Doze garotos, entre as idades de 11 e 16 anos, e seu treinador, de 25 anos, estavam havia 15 dias em uma caverna na região norte do país.
As equipes de resgate entraram na caverna às 10h deste domingo no horário da Tailândia (0h no Brasil). Segundo o site do jornal "The Guardian", 13 mergulhadores estrangeiros e cinco da Marinha tailandesa estavam envolvidos na missão. Todos saíram do resgate em segurança.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tuitou em sua conta oficial que o governo norte-americano está ajudando a Tailândia a tirar as crianças da caverna: "Muito corajosas e talentosas pessoas", disse, sem mencionar nomes.
Dia D
Pouco depois da entrada da equipe na caverna, na madrugada deste domingo, a Marinha tailandesa postou em sua página no Facebook uma foto com os dizeres: "Nós, a Marinha tailandesa, junto com a equipe internacional de mergulhadores, estamos prontos para trazer o time de futebol para casa!".
"Hoje estamos mais prontos. Hoje é o dia D", disse Narongsak Osatanakorn. Os 12 meninos e seu treinador de futebol têm uma janela de dois a três dias para serem resgatados. Isso porque a previsão é de fortes chuvas nos próximos dias, o que pode dificultar a operação de resgate e até mesmo alagar a região da caverna onde eles aguardam socorro.
"Depende do tempo, depende dos níveis da água. Se algo mudar, nós paramos. Mas espero que a operação termine dentro dos próximos dias", disse Narongsak.
A previsão era a de que o grupo não teria que mergulhar. "Embora existam algumas partes um pouco difíceis, nas quais temos que nos curvar ou engatinhar, é possível dizer que podemos apenas atravessar", disse Narongsak.
Segundo ele, isso seria possível porque as equipes conseguiram reduzir o nível da água dentro da caverna em 30 cm.
O governo tailandês chegou a publicar um gráfico detalhando o passo a passo do resgate:
1. Dois mergulhadores acompanham cada menino, com máscaras de oxigênio e atado a um deles pela cintura.
2. O trio vai guiado por uma corda.
3. Em passagens estreitas, os mergulhadores soltam os tanques de suas costas e os rolam lentamente enquanto guiam o garoto. Assim, os meninos nunca estarão sozinhos, como se temia anteriormente.
4. Eles, então, caminharão da câmara 3, que foi drenada, até a entrada da caverna em que o grupo entrou.
Eles exploravam o local em 23 de junho para comemorar o aniversário de um dos garotos do time quando foram surpreendidos pela inundação da caverna devido a forte chuva. No dia 2 de julho, mergulhadores britânicos conseguiram chegar pela primeira vez até eles.
Utilize o formulário abaixo para comentar.