As 271 pessoas que foram abrigadas em escolas municipais de Salvador, por causa de evacuações da chuva, começam a deixar os locais de acolhimento nesta sexta-feira (22), para que as aulas sejam retomadas na próxima segunda (25).
Apesar das desmobilização nas unidades escolares, o risco nos imóveis ainda não foi descartado e por isso essas famílias não podem voltar para as próprias casas, como explica a coordenadora de Evacuação da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Fabiana Santana.
“A indicação do engenheiro é feita e é muito bem clara: se, por acaso o risco seja somente no período de chuva, por causa do escorregamento de terra e por causa da quantidade de chuvas, eles ficam fora da casa durante esse período. Se for constatada que precisa ficar até que o risco seja sanado, também é direcionada essa evacuação desse imóvel”.
Parte das famílias irão para casa de parentes e amigos, e a outra parte será encaminhada para abrigos da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). De acordo com a pasta, 89 famílias já foram cadastradas. Essa medida será tomada até a finalização de cadastros, para que a população afetada receba o auxílio aluguel da prefeitura.
“Na terça-feira [19] já iniciamos as vistorias dos imóveis das pessoas que estavam abrigadas, para verificar se tinha possibilidade de retorno ou não. A gente já tinha feito o cadastramento dentro da escola ainda e as famílias que indicaram que tinham parentes para poder ficar, até que fosse recebido o benefício, a gente encaminhou. As que não tinham onde ficar foram encaminhadas para abrigos provisórios com a Sempre”.
Utilize o formulário abaixo para comentar.