Apenas 0,6% das pessoas negras com deficiência tem acesso ao ensino superior em universidades públicas do país, como indicou uma pesquisa do movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI). O relatório foi divulgado no último sábado, 16, durante o primeiro encontro nacional de pessoas negras com deficiência, realizado em São Paulo.
Pesquisa revela que a minoria absoluta das pessoas negras com deficiência consegue acessar o ensino superior em instituições públicas. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Outro dado alarmante tem relação com o gênero e aponta que quase 43% das mulheres negaras com deficiência estão mais vulneráveis a serem vítimas de violência. A pesquisa ouviu as populações de quatro Estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. O VNDI foi criado durante a pandemia para criar propostas de inclusão para melhorar as vivências da população negra com deficiência e, em 2022, o relatório que revela tais dados foi apresentado à Organização das Nações Unidas (ONU).
Tags
*O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelo teor dos comentários escritos por nossos leitores.
Mais de Brasil/Mundo
-
16/09/2025 17:50
Segundo o senador Cid Gomes (PDT-CE), o depoimento da mulher e do filho de Antônio Camilo “prejudicaria ações em andamento”
-
16/09/2025 17:18
Médico afirmou que ex-presidente teve quadro de queda de pressão e passará por avaliação clínica
-
15/09/2025 16:44
Segundo o senador, decisão foi tomada pela demora da Câmara de votar proposta sobre o tema enviada pelo governo Lula
-
15/09/2025 16:20
Ministro afirmou que divergência de Fux tem ‘incoerências’ e que, se integrasse a Primeira Turma do STF, votaria pela condenação de Bolsonaro e
-
13/09/2025 10:00
A pesquisa poderá captar ainda o resultado da nova postura do governo em relação ao tema soberania