As empresas brasileiras enfrentaram dificuldades pra bater metas de vendas em 2022, como aponta o levantamento “Panorama de Vendas”, feito pela RD Station, que ouviu mais de 1.700 companhias de vários segmentos em todas as regiões do país. Entre todas elas, 71% não atingiram os resultados esperados, o que representa uma piora de 11 pontos percentuais em relação a 2021. O resultado foi pior entre as empresas que vendem produtos e serviços diretamente para o consumidor final, com 73% que não cumpriram as metas. Entre as empresas que negociam com outros negócios, 60% não atingiram os resultados esperados. Caio Vidal, um dos responsáveis pela pesquisa, declarou que fatores internos, como as eleições, e externos, como a guerra na Ucrânia contribuíram para o baixo desempenho, além de outras razões: “O principal motivo, segundo as empresas que responderam, é a falta de verba. Para a gente, é necessário que times de vendas sejam guiados pelos dados e tenham controle do processo”.
Mesmo diante do cenário de incertezas para 2023, o levantamento mostra que 69% das empresas estão otimistas e esperam um aumento de até 50% nas vendas neste ano. “Entretanto, as análises mostram que ainda há um caminho grande a ser percorrido para termos resultados na prática. Apenas 34% dessas empresas disseram ter um processo previsível, escalável e sustentável. E 29% não têm nenhuma frequência de acompanhamento de resultados definida”, alertou Caio Vidal.
Utilize o formulário abaixo para comentar.