Mais uma vez o senador Marcos Rogério (DEM-RO) criou dúvidas se Alagoas tem usado ou ainda pretenda usar a cloroquina como medicamento para ser usado em pacientes com Covid-19.
Em sua fala hoje, durante os trabalhos da CPI da Covid, no Senado, o parlamentar usou um telão onde surpreendeu a todos com uma relação de supostos estados que mantém protocolo ativo que inclui o medicamento. Quando citou Alagoas – primeiro Estado a ser citado pelo senador – o parlamentar apresentou o protocolo da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau-AL).
Marcos Rogério quis mostrar e argumentar que, ao responsabilizar apenas o Ministério da Saúde (MS) como responsável pelo uso do medicamento no Brasil, os parlamentares que criticam o governo Bolsonaro esqueceram os governadores e prefeitos.
Marcos Rogério, de forma didática, mostrou uma antiga reportagem publicada no portal de notícias G1 onde, segundo o senador, o governador Renan Filho (MDB) confirma o protocolo.
“Ou seja, o protocolo vigente em Alagoas estabelece tratamento precoce e prevê também o uso de cloroquina e hidroxicloroquina. O protocolo tem os medicamentos específicos para os primeiros cinco dias da doença e para as demais fases”, faliu Marcos Rogério.
Esta não é a primeira vez que o mesmo senador cita Alagoas como um dos estados que aderiu ao uso da cloroquina. Na semana passada, o senador apresentou outro vídeo com falas de governadores, entre eles Renan Filho, falando sobre o protocolo para Covid-19.
Utilize o formulário abaixo para comentar.