Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (28), em Pariconha, a Estação de Tratamento de Água do Alto Sertão (ETA), mais conhecida como "Adutora do Alto Sertão". O evento solene, que teve início às 10h, contou com a participação do governador de Alagoas, Renan Filho, do Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, além de lideranças políticas da região.
A Adutora do Alto Sertão irá beneficiar cerca de 130 mil alagoanos nos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia, Canapi, Inhapi; Mata Grande, Pariconha, Piranhas e Olho D'água do Casado, além de 27 povoados da região.
“Esse é um ato muito importante para essa região tão necessitada. É fundamental que possamos fazer com que chegue água nas torneiras dos brasileiros, tanto para o uso humano quanto para outros usos”, disse o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.
Durante pronunciamento, a secretária de Infraestrutura do Estado de Alagoas, Aparecida Machado, ressaltou a importância da Adutora para a população alagoana. “Cento e trinta mil pessoas serão beneficiadas. Nós iremos ofertar água tratada para a população. Agradeço às construtoras que executaram essa obra, que é um resultado do esforço de todos”, ressaltou a secretária.
"Para mim, esse é um momento histórico, pois quando assumi o mandato como governador, essa obra estava parada há meses, tivemos dificuldades, mas fomos perseverantes e conseguimos o nosso objetivo, que foi a entrega da Adutora do Alto Sertão", disse o governador Renan Filho, durante pronunciamento.
"Agradeço a todos os envolvidos nessa belíssima obra que irá trazer dignidade para a população de Pariconha, que terá acesso a água potável com qualidade", disse Fabiano Ribeiro, prefeito do município.
“O povo do Sertão e o governador Renan Filho estão de parabéns por conseguirem a conclusão dessa obra. Agora vem o uso múltiplo da água, que é para a população beber e para a irrigação”, explanou o deputado federal Givaldo Carimbão.
"Essa obra era um sonho para o povo do Alto Sertão e, principalmente, para Inhapi, que sofria bastante com o abastecimento precário, achávamos que esse sonho não seria realizado por conta do longo tempo para ser concluída, mas conseguimos e esperamos que os problemas sejam resolvidos", disse o prefeito de Inhapi, Zé Cícero.
O prefeito de Mata Grande, Jacob Brandão, relatou que o município também sofria com o abastecimento deficiente, mas com a entrega da Adutora, ele e os moradores do município esperam que os problemas sejam resolvidos.
"Quero agradecer ao governo em nome dos moradores das oito cidades que serão beneficiadas com essa belíssima obra e acredito que a Casal não terá mais desculpas para a falta de abastecimento", disse Luiz Carlos Costa, conhecido como "Lula Cabeleira", prefeito de Delmiro Gouveia.
A prefeita de Água Branca, Albani Sandes, relatou que não imaginava que o Sertão alagoano receberia uma obra de tamanha importância. “Essa obra que está sendo entregue para nós é muito importante, em meio a essa crise nós percebemos o quanto Renan Filho tem responsabilidade com o estado de Alagoas e a população do Alto Sertão. Nós prefeitos sabemos as dificuldades que passamos durante o período da seca, pois carros-pipa da Defesa Civil, do Exército e do município não deram vencimento. Nós só temos a agradecer a toda equipe do governo”, destacou a prefeita.
O Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) disponibilizou R$ 127 milhões para a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) para a execução da obra.
Utilize o formulário abaixo para comentar.