Alagoas dá o pontapé inicial para mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC). No período de 15 de maio até 15 de julho, todo o rebanho do estado – estimado em mais de 116 mil animais - deverá ser vacinado contra a doença.
Atualmente, Alagoas conta com 5.395 criadores de suínos, com a atividade tendo maior relevância em 19 municípios do estado, sendo Viçosa o de maior destaque em número de animais.
A PSC é uma doença viral, altamente contagiosa e que afeta somente suínos domésticos e asselvajados. Os principais sintomas são febre alta, lesões avermelhadas na pele, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza, diarreia e aborto.
É importante ressaltar que, além impacto do ponto de vista da sanidade animal, a PSC pode gerar efeitos negativos na economia com a ameaça de fechamento de mercados internacionais consumidores.
A campanha de vacinação, que entra na sua quarta etapa, faz parte do projeto piloto do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC) do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos (PNSS) lançado em 2021, por meio da parceria firmada entre o Ministério da Agricultura e Pecuária e a iniciativa privada, contando com o apoio do Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
As vacinas que serão aplicadas nesta etapa foram adquiridas pelo Ministério da Agricultura, e 40 mil unidades já estão em Alagoas para dar início a campanha, na próxima segunda-feira (15). Vale destacar ainda que a aplicação das doses será realizada por mais de 60 vacinadores contratados pela iniciativa privada. Todo o procedimento de vacinação e o próprio imunizante, a exemplo das três etapas anteriores, têm custo zero para todos os criadores.
“Já tivemos bons resultados com outras etapas da campanha, mas precisamos avançar. A vacina não tem custo algum para os criadores e é um investimento do Governo de Alagoas para garantir a cobertura vacinal e chegarmos a imunizar mais de 120 mil animais em nosso território”, destaca a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas.
“Para que possamos ter mais uma etapa de sucesso na vacinação contra a PSC é preciso que o criador, mais uma vez, faça a parte dele neste processo, recebendo o vacinador na propriedade. Unindo forças, vamos conquistar mais uma cobertura vacinal expressiva em Alagoas”, afirmou o presidente da Adeal, Otávio Tavares.
Anteriores
Na primeira etapa de vacinação contra a PSC, ocorrida entre junho e agosto de 2021, foram vacinados 119,5 mil suínos, distribuídos em mais de sete mil propriedades rurais do estado.
Na segunda etapa, foram vacinados 127 mil animais em pouco mais de cinco mil estabelecimentos rurais. Já na terceira - ocorrida entre novembro de 2022 e janeiro passado - foram vacinados 110 mil animais contra a doença em 5,5 mil granjas de suínos de Alagoas.
Utilize o formulário abaixo para comentar.