Dos 102 municípios alagoanos, 74 estão elegíveis para aderirem ao Selo UNICEF – Edição 2021-2024. Deste total, apenas 10 já assinaram o Termo de Adesão, assumindo o compromisso de manter como prioridade a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência. Para apresentar a iniciativa aos prefeitos e demais gestores do Estado, será realizado, nesta terça-feira (13), às 9h, o lançamento do Selo UNICEF em Alagoas durante a reunião online da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). A transmissão do evento será pelo canal do Youtube da AMA (AMA Alagoas) e da Asserte (Asserte Administrativo).
A adesão ao Selo UNICEF pode ser realizada até o dia 8 de agosto pelo site www.selounicef.org.br/adesao. Ao aderir à iniciativa, os municípios passam a contar, ao longo de quatro anos, com o apoio do UNICEF e de seus parceiros implementadores para o fortalecimento da gestão local na implementação de políticas públicas, no desenvolvimento de capacidades de gestores e técnicos municipais e na promoção da mobilização social, incentivando a avaliação e o monitoramento de indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência. Nesta edição, o suporte técnico ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 para reduzir o impacto na vida de meninas, meninos e suas famílias será uma prioridade.
“O município tem um papel essencial na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. É no município que as crianças nascem, crescem e se desenvolvem e as políticas públicas se tornam realidade, trazendo mudanças concretas na vida de meninas e meninos. Por isso, é fundamental um esforço amplo e conjunto com foco na infância e adolescência”, ressalta o chefe do UNICEF para o Semiárido, Dennis Larsen. Um total de 2.311 municípios de 18 estados da Amazônia Legal e do Semiárido estão aptos à iniciativa, que reuniu 1.924 participantes na edição passada.
Em Alagoas, a Asserte, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que trabalha em defesa da educação, saúde e assistência, é a parceira implementadora do Selo UNICEF – Edição 2021-2014. “Colocamo-nos, inteiramente, à disposição dos municípios alagoanos para fortalecer as políticas públicas e reduzir as desigualdades que afetam a vida de crianças e adolescentes do nosso Semiárido e apoiar toda a rede envolvida, contribuindo em ações de mobilização social, articulação, processos de capacitação e suporte técnico especializado”, disse Graça Lima, gestora de Projetos da Asserte.
O lançamento do Selo UNICEF em Alagoas vai contar com a presença de prefeitos de diversos municípios, de representantes do Governo do Estado de Alagoas, da Assembleia Legislativa de de Alagoas, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência, da AMA, da União Nacional dos Dirigentes Municipal de Educação (UNDIME/AL), do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/AL), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alagoas (Cedca/AL), do Núcleo da Infância do Ministério Público, do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de Palmeira dos Índios, além da UNICEF e da Asserte.
Utilize o formulário abaixo para comentar.