O plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) aprovou o inovador projeto de lei de autoria do deputado estadual Inácio Loiola, que propõe o Estado de Alagoas a criar e construir o Centro Industrial do Sertão CIAS, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento industrial sustentado na região do semiárido alagoano.
?
De acordo com o deputado estadual Inácio Loiola, o Centro Industrial do Sertão vai possibilitar o crescimento sustentado da região a partir de uma política de incentivos focada em setores produtivos que venham a explorar as potencialidades locais. “Na verdade, a região vai poder oferecer um espaço que impulsionará a instalação de um distrito industrial”.
?
O sertão alagoano é diferenciado e possui enormes vantagens competitivas em relação aos demais estados nordestinos. Possui infraestrutura adequada – estrada, geração e transmissão de energia elétrica, adutoras de água - para receber vários investimentos no campo da energia renovável (eólica e solar) e indústrias de beneficiamentos de derivados de leite de bovinos e ovinos e caprinos.
?
Inácio Loiola cita ainda a possibilidade de desenvolvimento do segmento de serviços com a instalação de um polo educacional e polo médico com a introdução de faculdade de medicina, novos hospitais e clínicas. Essa realidade, por sua vez, fortalecerá o comércio varejista com a chegada de novos estudantes dos estados vizinhos.
?
Na esteira do estímulo à chegada de novos empreendimentos industriais, acredita o deputado estadual, também surgirão novas cadeias produtivas, e, fortalecerão aquelas existentes, a exemplo do turismo de lazer que margeia os municípios à beira do rio São Francisco, e aqueles situados na região serrana, e no, sertão central, onde desenvolve a cadeia produtiva dos derivados de leite.
?
“Não tenho dúvidas que o governador Paulo Dantas vai sancionar esse projeto tão relevante para o sertão alagoano, pois, gera oportunidades para a população e ajuda a promover o crescimento integrado do Estado”, afirmou o parlamentar.
Utilize o formulário abaixo para comentar.