Um morador do Sítio Barreiro, localizado na zona rural de Mata Grande, gravou um vídeo, neste sábado (31), para alertar as autoridades do aparecimento de grande número de cobras venenosas na região, principalmente a cascavel, cujo veneno pode ser mortal. Segundo ele, somente na rodovia que corta a localidade cerca de 80 serpentes foram mortas atropeladas.
Cleidson, como ele se identifica, disse que na região existe uma área de mata chamada Serra da Lagoa, de onde, supostamente, as cobras estariam saindo. “Eu encontrei cinco cobras no terreiro de minha casa. E minha esposa quase pisa numa delas no batente da casa”, citou.
“Nunca ouvi falar de cobra cascavel na região serrana, acho que vieram da Caatinga devido à seca”, supôs Cleidson, referindo-se ao relevo de Mata Grande, que é caracterizado por serras, o que garante ao município um microclima e uma vegetação diferenciada do restante do Sertão.
Entre os apelos que fez no vídeo, ele disse que é necessário que o hospital de Mata Grande tenha doses do soro usado para salvar a vida de quem foi picado por cobras venenosas, o chamado soro antiofídico.
Ele diz ainda que, a menos de 500 metros da área conhecida como Serra da Lagoa, que é de mata fechada, existem casas e famílias de agricultores, além da agricultura e criação de gado. “Aqui é uma zona rural muito habitada, por isso tem risco para as pessoas o surgimento dessas cobras”, ressaltou.
Cleidson também relata que o Ibama teria, supostamente, soltado cobras na região da Serra da Lagoa, para devolvê-las ao meio ambiente, fato que, segundo ele, coloca as famílias de agricultores em risco.
Confira abaixo o vídeo:
Utilize o formulário abaixo para comentar.