Nas últimas 24 horas, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para realizar mais sete capturas de enxames em ambientes urbanos e, dessa forma, evitar acidentes. O total de ocorrências desse tipo já chega a 122 somente neste mês de setembro em todo o estado.
Em Delmiro Gouveia, foram feitas duas capturas de abelhas na cidade, na manhã desta quinta-feira (19). As outras ocorreram nesta quarta-feira (18) em Maceió (1 caso), Arapiraca (3) e Palmeira dos Índios (1).
De acordo com o biólogo Marcos Araújo, que coordena o Instituto SOS Caatinga, setembro é época de migração das abelhas. “É muito comum as flores se abrindo, já que estamos no final do período de chuvas, então as abelhas estão migrando para fazer a polinização dessas flores. Por isso é muito comum que os enxames sejam vistos em locais fora do ambiente deles, como as cidades. A migração de todo o enxame ocorre quando a abelha rainha também está se deslocando”, explicou.
“As pessoas devem ter muito cuidado, principalmente os motoristas que trafegam pelas rodovias do Sertão, especialmente entre 9h e 10h da manhã e no final da tarde, que é o horário preferido dos enxames para fazer essa migração. As abelhas podem entrar no carro e acontecer um acidente fatal, por isso, deve-se viajar com os vidros fechados”, alertou o biólogo.
Caso algum enxame seja visto em local urbano, os moradores devem manter distância e imediatamente acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Os enxames capturados nas cidades são libertados em ambientes rurais distantes da zona urbana.
LEIA MAIS:
Bombeiros atendem 115 chamados para captura de abelhas em apenas 18 dias em Alagoas
Utilize o formulário abaixo para comentar.