A Secretaria Municipal de Saúde de Piranhas, por meio do CAPS Marilia Rodrigues realizou oficina terapêutica sobre alimentação saudável e segurança alimentar. Durante a oficina ministrada pela nutricionista Ingrid Damasceno, foi observado o desempenho dos pacientes em tratamento de saúde mental.
A iniciativa, que também contou com a participação do técnico agrícola Amarildo, tem como objetivo trabalhar de forma mais direta e humanizada com os pacientes, a exemplo das técnicas utilizadas no cultivo em horticultura sustentável.
“Durante o manejo das atividades em horticultura, observou-se o envolvimento coletivo dos pacientes, o interesse em aprender sobre comer bem e de forma saudável, despertando novas curiosidades acerca do cultivo de alimentos orgânicos”, destacou Genaldo Santos, coordenador do Caps.
Para o coordenador, o grupo terapêutico em horticultura estimula novo comportamento aos participantes, como ferramenta no auto cuidado, desenvolvimento cognitivo, melhoramento no convívio social, dentre tantas outras ações positivas no tratamento dos usuários, reforçando a interação entre o grupo e a sua contribuição em favor do meio ambiente.
Utilize o formulário abaixo para comentar.