Foi realizada, nessa sexta-feira (14), no Clube Social de Pariconha, a VII Conferência Municipal de Assistência Social. Organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e pela Prefeitura de Pariconha, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, o encontro teve como tema central a Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Em sua 7ª edição, a Conferência Municipal tem por objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, eleger delegados para a Conferência Regional de Assistência Social.
O evento contou com satisfatória participação da sociedade, usuários do sistema, sociedade civil, servidores, conselhos, vereadores e membros do poder executivo, Prefeito Municipal Fabiano Ribeiro de Santana, a Primeira Dama Fátima Silva, os secretários municipais. O vereador José Hilton (Neguinho de Zé do Mocó), representou a Câmara Municipal na abertura ao compor a mesa diretiva. Estiveram presentes também a vereadora Ivânia Carvalho e os vereadores Bartolomeu (Bitinho) e José Sarto.
A cerimônia de abertura contou com execução do Hino Nacional Brasileiro, e também o Hino Municipal, além de uma apresentação com o grupo do Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculo do povoado Ouricuri, área indígena. Houve o pronunciamento de alguns integrantes da mesa diretiva dos trabalhos, além da apreciação e votação do regimento da conferência e as propostas das edições de número VI do evento que tiveram avanço ou ainda são desafios.
A representante da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Elisberlânia Correia da Silva (Ceas/AL e Seades), ressaltou que se deve estar atentos às necessidades dos menos favorecidos. “O atual processo político que estamos passando para que as pessoas carentes não sofram grandes turbulências com ele. Nós somos responsáveis por defender essa parcela da população. O usuário do SUAS não é merecedor de favores, ele é detentor de diretos” ressalta.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ivaneide Nunes, estimulou a todos os participantes da conferência a lutarem por melhorias no desenvolvimento social dos cidadãos. “Que possamos concluir essa conferência apresentando as propostas e melhorias ideais para a boa estruturação da assistência social em nosso município. Mais de conceder benefícios, precisamos ajudar nossos usuários do SUAS a melhorar sua condição de vida”, disse.
No período da tarde, os participantes formaram rodas de discussões em grupos para a retirada de propostas que serão levadas para a Conferência Estadual, que acontece em setembro. Foram apresentadas mais de 30 sugestões para a retirada das propostas a serem levadas. Também aconteceu a eleição de 4 delegados que irão participar da conferência regional.
O próximo passo da conferência é a compilação das propostas para apresentação na etapa estadual.
Utilize o formulário abaixo para comentar.