Em coletiva na manhã desta quinta-feira (18), o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, confirmou a ocorrência de variante brasileira do coronavírus, infectando duas moradoras das cidades de Viçosa e Anadia.
Aconselhando para que a população não entre em pânico, o secretário enfatizou a necessidade de todos manterem as medidas sanitárias de combate à doença.
"Nós precisamos ter um cenário de segurança. Observem que a variante estava no Amazonas e vem descendo. Devido à quadra chuvosa, o mês de março é de muita tensão por causa da facilidade de transmissão do vírus. As pessoas precisam colaborar e ter a consciência de que é necessário colaborar. A procura pela rede hospitalar continua aumentando", informou o secretário.
A confirmação da variante foi feita na terça-feira (16) por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As pacientes são duas mulheres, sendo uma de 36 anos e a outra de 64, dos municípios de Viçosa e Anadia, respectivamente.
Após a confirmação do caso, o prefeito de Anadia, Celino Rocha, determinou, através de decreto, nesta quinta-feira (18), o fechamento de estabelecimentos comerciais, igrejas e a proibição de eventos culturais pelo período de 15 dias.
Segundo a determinação, está suspenso em todo o município o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, templos, igrejas e demais instituições religiosas; aulas presenciais da rede municipal de ensino, tanto pública quanto privada; eventos culturais públicos e privados, tais como aniversários, casamentos, entre outros, independentemente do número de presentes. Além disso, o funcionamento de academias, clubes e também os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Educação através do transporte intermunicipal de estudantes estão proibidos.
Utilize o formulário abaixo para comentar.