A equipe de reportagem do portal Correio Notícia esteve, na manhã desta terça-feira (19), no local onde vai ser construído um colégio de ensino médio, no Distrito de Barragem Leste, em Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas.
A obra está sendo executada pelo Governo de Alagoas, num terreno doado pela Prefeitura de Delmiro. O local vai contar com 12 salas de aula, laboratórios, ginásio poliesportivo e campo society.
Pela foto dá para perceber que o andamento da obra segue em ritmo acelerado. A Secretaria de Estado da Educação prevê que o colégio esteja funcionando no segundo semestre do ano de 2019.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região do Distrito de Barragem Leste conta com mais de 500 jovens. Eles precisam deslocar-se ao município de Paulo Afonso (BA) para cursar o ensino médio.
Homenagem
O colégio recebe o nome de Arnaldo Ribeiro Varjão. Ele nasceu no povoado Brejinho, zona rural do município de Jeremoabo (BA), na data de 28/07/1934. Filho de Saturnino Ribeiro e Joana Ribeiro Varjão, perdeu os pais na infância e, junto aos outros seis irmãos, foi criado pela irmã mais velha, Maria Varjão. Casou-se com Blandina e, da união, nasceram sete filhos.
Arnaldo foi carnavalesco, alfaiate, trabalhou na SUCAN, na Polícia e, por ser um bom jogador de futebol, foi chamado para trabalhar na Chesf. Ao se aposentar pelo órgão, iniciou no ramo comercial, no Distrito de Barragem Leste, e foi um dos precursores da atividade de empreendedorismo. Dedicou sua vida à família, aos amigos e a fazer bem ao próximo. Faleceu na data de 06/12/2009.
“Essa homenagem ao meu avô é muito justa. Homem de exemplo e caráter. E a dimensão que esse colégio vai trazer é imensurável. Acompanhei desde pequeno o empenho do meu pai e, agora, junto com ele, posso dizer que sinto orgulho de contribuir com o desenvolvimento desta região. Todos saem ganhando com essa importante obra”, disse o vice-prefeito, Gabriel Varjão.
A indicação do Projeto de Lei foi realizada pelo então deputado estadual Ronaldo Medeiros, em 2018, a pedido do vereador Cacau Correia, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), onde foi aprovado.
Utilize o formulário abaixo para comentar.