Mesmo após o fim da campanha de vacinação contra a gripe, encerrada oficialmente na última sexta-feira (22), 11 municípios alagoanos que não atingiram a meta e ainda possuem doses da vacina devem continuar imunizando a população.
É o caso, por exemplo, de Delmiro Gouveia, Inhapi, Major Izidoro, Olho D’água do Casado e Poço das Trincheiras, todos no Sertão de Alagoas. A recomendação do Ministério da Saúde (MS), nesses casos, é de que a vacina seja ofertada para crianças que possuem entre 5 e 9 anos e adultos de 50 a 59 anos.
Os outros seis municípios que devem fazer o mesmo são Santa Luzia do Norte, Colônia Leopoldina, São Miguel dos Milagres, São Luiz do Quitunde, Quebrangulo e Estrela de Alagoas.
Segundo dados do MS, de um total de 54,4 milhões de pessoas no Brasil, 45,8 milhões foram imunizadas. Goiás, Amapá, Distrito Federal, Ceará, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, Paraíba e Alagoas têm cobertura vacinal contra a gripe acima de 90%. Roraima tem 60,4%, e o Rio de Janeiro, 62,4%.
O percentual de vacinação atingido pela região Nordeste foi de 89,3%. Já entre os grupos que inicialmente eram alvo da campanha, as melhores taxas estão entre professores (98%), puérperas (96,2%), idosos (91%), indígenas (90,5%) e trabalhadores da saúde (88,6%).
O principal alerta do órgão é quanto à vacinação de crianças, já que o Brasil contabiliza, em 2018, 44 mortes de menores de 5 anos por complicações relacionadas à gripe. O número é mais que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, que teve 14 óbitos.
Utilize o formulário abaixo para comentar.