Ao apagar das luzes de 2020, alguns servidores comissionados foram presenteados com o pagamento de um 13° salário, algo que não ocorreu para todos e nem era uma prática comum durante os quatro anos da gestão de Padre Eraldo em Delmiro Gouveia.
Os escolhidos a dedo, além do décimo que já está visível no Portal da Transparência do município, também foram agraciados com férias.
A denúncia que será levada ao Ministério Público ocorre pelo fato de uma testemunha garantir que recebeu a quantia e que foi obrigada a transferir parte do valor para pessoas de confiança do então prefeito Padre Eraldo.
"Os valores foram recebidos e fomos obrigados a sacar ou transferir para um secretário. Inclusive pessoas ligadas ao prefeito Padre Eraldo, familiar dele, também receberam", destacou a testemunha, cujo nome pediu que fosse preservado.
O Correio Notícia, ao pesquisar no Portal da Transparência da Prefeitura de Delmiro Gouveia, encontrou esses pagamentos e também é possível comparar que secretarias com servidores com cargos comissionados similares não receberam este presente de Natal.
Um exemplo disso é a Secretaria Municipal de Agricultura, que foi um dos grandes destaques da gestão anterior, mas Padre Eraldo resolveu não reconhecer ninguém com o “benefício”.
Já na Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, apenas um servidor comissionado recebeu o valor de R$ 9.886,66. Porém, o maior salário comissionado de uma Secretaria é de R$ 5.000,00 referente aos vencimentos do secretário. É preciso que seja explicado como um servidor comissionado recebeu décimo terceiro acima desse valor.
Os dados estão no Portal da Transparência e podem ser acessados pela população.
A reportagem do Correio Notícia entrou em contato com o ex-prefeito Padre Eraldo para falar sobre o caso, mas, depois de tomar conhecimento do que se tratava, ele encerrou a ligação enquanto o repórter ainda falava. Foram feitas novas ligações para continuar a conversa em busca de um pronunciamento do ex-prefeito sobre o assunto, mas os telefonemas não foram atendidos novamente.
Utilize o formulário abaixo para comentar.