A Eletrobras Distribuição Alagoas enviou uma nota ao portal Correio Notícia, nesta sexta-feira (6), na qual afirma que encontrou ligações clandestinas de energia em prédios públicos de Monteirópolis, inclusive na Escola Municipal Professora Ivone Mendes Silva, a maior do município, que teve o fornecimento de energia suspenso na semana passada, deixando mais de 900 alunos sem aulas por três dias.
Segundo a distribuidora, a Prefeitura da cidade está em débito em relação ao pagamento das contas de energia desde novembro de 2014. A nota diz também que, em 2015, “em diversas vistorias realizadas pela Eletrobras, foram encontrados ‘autorreligados’ (situação em que o cliente religa as unidades por conta própria, sem autorização da distribuidora), procedimento considerado irregular”.
Em outro trecho do comunicado, a Eletrobras diz que “Além da inadimplência, foi encontrada no imóvel uma ligação irregular, em novembro de 2015, caracterizando furto de energia, crime previsto no parágrafo 3 do artigo 155 do Código Penal”.
A Eletrobras finaliza a nota dizendo que “até o momento os gestores não procuraram a Empresa para negociar o débito”. Por outro lado, em contato com a reportagem do Correio Notícia na semana passada, o assessor jurídico do município informou justamente o contrário. Ele disse que existe um acordo para pagamento dos débitos de energia herdados da gestão anterior e que a Prefeitura vem honrando com os pagamentos. Ainda segundo ele, ao suspender o fornecimento de energia para a escola, a Eletrobras é que teria descumprido esse acordo.
Confira abaixo, na íntegra, a Nota de Esclarecimento enviada pela Eletrobras Distribuição Alagoas.
Nota de Esclarecimento – Monteirópolis
A Eletrobras Distribuição Alagoas informa que a suspensão do fornecimento elétrico da Escola Ivone Mendes, na cidade de Monteirópolis, foi realizada por inadimplência, visto que a Prefeitura da cidade está em débito com a Distribuidora desde novembro de 2014. Informa também que, outros prédios de responsabilidade da prefeitura tiveram o fornecimento de energia suspenso ao longo do ano de 2015, e que em diversas vistorias realizadas pela Eletrobras, foram encontrados “autorreligados” (situação em que o cliente religa as unidades por conta própria, sem autorização da distribuidora), procedimento considerado irregular.
Além da inadimplência, foi encontrada no imóvel uma ligação irregular, em novembro de 2015, caracterizando furto de energia, crime previsto no parágrafo 3 do artigo 155 do código penal.
A Companhia lembra que os comprovantes divulgados nos veículos de comunicação mostram apenas as últimas faturas quitadas pela Prefeitura do município, nos meses de setembro e outubro de 2014.
A Eletrobras só restabeleceu a energia, na última sexta-feira (29), por força de uma liminar judicial, porém a dívida continua em aberto, e até o momento os gestores não procuraram a Empresa para negociar o débito.
Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais (PRC)
ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO ALAGOAS
www.eletrobrasalagoas.com
LEIA MAIS: Corte no fornecimento de energia deixa mais de 900 alunos sem aulas em Monteirópolis
Utilize o formulário abaixo para comentar.