A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca (Semap), no município de Piranhas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, deu início a programação socioambiental realizando um passeio educativo à Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Canindé de São Francisco (SE-PA-RE).
Durante a visita educacional dos alunos da Escola Luiz Tertuliano, do 9° ano, eles puderam acompanhar de perto como é realizado todo o processo de reciclagem, iniciando na coleta do material, passando pela triagem e encerrando na distribuição do material que será reaproveitado.
De acordo com o secretário de meio ambiente, Jorge Augusto Mcfly, o objetivo do passeio foi proporcionar aos alunos o conhecimento prático da coleta seletiva.
“A Cooperativa tem mais de 50 pessoas trabalhando, e cedeu seu espaço e técnicos para fazer todo o demonstrativo de como funciona desde a separação, prensagem e armazenamento, como também o uso do orgânico para a compostagem, onde os restos de alimentos são transformados em adubo 100% natural”, afirmou.
Além disso, o secretário Jorge Mcfly também reforçou a importância de se realizar essas visitas. “Hoje nossos alunos da rede municipal de ensino saem daqui sabendo como funciona todo o processo de reciclagem, e vão colaborar com as nossas associações que realizam esse trabalho em Piranhas".
Cooperativa SE-PA-RE
A SEPARE é uma cooperativa de Canindé do São Francisco, e a reciclagem é feita através do trabalho dos catadores cooperados, com uso de carrinhos de tração humana e motos, que coletam os materiais, acompanhados de educadores ambientais, que fazem todo o trabalho de conscientização porta a porta dos moradores.
Utilize o formulário abaixo para comentar.