Desde abril deste ano, a Prefeitura de Delmiro Gouveia arrecadou quase R$ 600 mil com a Contribuição para Custeio de Serviços de Iluminação Pública (Cosip) e gastou quase todo com pagamento de faturas e manutenção. É o que revela demonstrativos do Consórcio Público para Gestão da Energia Elétrica e Serviços Públicos (Cigip).
Conforme os dados provenientes do Fundo de Iluminação Pública (Fumip), gerido pelo Cigip, foram arrecadados pela Cosip em abril R$ 48.172,28. Do valor, foram gastos R$ 1.926,89 com taxa de serviços da Eletrobras e R$ 20 mil com taxas de administração do Cigip, sendo R$ 5 mil do mês vigente e o restante proveniente de débito referente a janeiro, fevereiro e março.
Com o desconto de todos os gastos relacionados, ficaram no Fundo R$ 26.245,39, mas o Município ainda ficou de pagar R$ 189.641,55 referentes à fatura da Iluminação Pública, ou seja, o valor restante no Fundo não foi suficiente para pagamento da referida fatura, que foi paga com recursos próprios da Prefeitura.
No mês de maio, a arrecadação da Cosip foi de R$ 233.776,68. Foram gastos R$ 192.950,06 com fatura da Iluminação Pública, R$ 5 mil com taxa de administração do Cigip, R$ 61.972,01 com serviços ou aquisição de materiais e R$ 100,00 de tarifa para manutenção da conta bancária. O Fumip ficou com saldo zerado porque os R$ R$ 26.245,39 que restaram em abril também foram utilizados para a aquisição de materiais ou serviços.
Agora em junho, nesta quinta-feira (28), o Município vai receber da Eletrobras R$ 301.787,87 arrecadados pela Cosip. Desse valor, serão pagos R$ 205.788,64 da fatura da Iluminação Pública, R$ 5 mil da taxa de administração do Cigip e R$ 84.443,79 dos serviços ou aquisição de materiais.
Somando os valores de cada mês, a Prefeitura arrecadou com a Cosip, de abril a junho, R$ 583.736,83. Desse valor, foram gastos R$ 577.171,39, ou seja, do valor total, restaram R$ 6.565,44, quantia que fica disponível no Fumip.
Além dos gastos relacionados, o Município ainda teve que arcar, sem poder contar com os recursos da Cosip, com R$ 190.009,33 das faturas dos prédios públicos. Foram R$ 71.508, 94 em abril, R$ 66.265,18 em maio e R$ 52.235,21 para este mês.
A Prefeitura renegociou o parcelamento do débito de R$ 17.004.796,80 que tem com a Eletrobras e pagou em maio a primeira das 240 parcelas mensais, de R$ 70.853,32. Antes da renegociação, a parcela mensal era de R$ 55.380,00.
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