O município de Delmiro Gouveia completou nesta segunda-feira (14), 68 anos de Emancipação Política. As comemorações, mais uma vez, foram restritas por conta do número de infectados da Covid-19.
Na parte da manhã, em frente ao prédio da gestão municipal, ocorreu hasteamento das bandeiras da cidade, de Alagoas e do Brasil. A cerimônia contou com a participação do presidente da Câmara, o vereador Marcos Costa (PSC), de secretários municipais, autoridades políticas, militares e da sociedade civil.
História da cidade
O município recebeu esse nome em homenagem ao industrial cearense Delmiro Augusto da Cruz Gouveia. Ele foi o responsável pela implantação de vários empreendimentos na região, inclusive a primeira Usina Hidrelétrica do Nordeste, a de Angiquinhos.
Ele chegou à região no ano de 1903, negociando com couro de bovinos e peles de caprinos. Enxergou potencial na cidade e foi responsável por grande parte do desenvolvimento da localidade na época.
Anos mais tarde, mais precisamente em novembro de 1938, o decreto lei nº 846 deu ao lugar o nome de Pedra. Cinco anos após, passa a se chamar Delmiro Gouveia. A cidade foi desmembrada de Água Branca na data de 14 de fevereiro de 1954.
Homenagens
Nas redes sociais, delmirenses e políticos prestaram homenagens à cidade. Nas mensagens, as pessoas demonstraram a importância da cidade para o Sertão, bem como para o estado de Alagoas.
No perfil da prefeitura, um vídeo publicado no Instagram traz uma homenagem a “Terra do Pioneiro”, como é popularmente conhecida. Confira:
Utilize o formulário abaixo para comentar.