Moradores de Palestina e de Monteirópolis, no Sertão de Alagoas, ficaram assustados quando sentiram tremores de terra e ouviram algumas explosões, na manhã desta quarta-feira (27).
Alguns relataram, em redes sociais, que perceberam portas e janelas de casas estremecerem. Outros ouviram o barulho de explosões.
Ocorre que, na região, estão em andamento as obras de duplicação da rodovia estadual AL-220. Atualmente, o trecho em obras fica entre as cidades de Batalha e Jacaré dos Homens e, nesta quarta-feira, foram usados explosivos para destruir rochas do trecho onde será aplicado o novo asfalto.
Diversos vídeos gravados no local da obra no momento das explosões circularam pelas redes sociais nesta quarta-feira.
Apesar de distantes alguns quilômetros do ponto das explosões, moradores de Monteirópolis e de Palestina podem ter sentido as vibrações, tendo em vista que qualquer explosão no solo libera energia e pode gerar ondas de pressão.
Por outro lado, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, que é uma das instituições que monitoram abalos sísmicos no país, os chamados terremotos, não registrou, até agora, nenhum fenômeno desse tipo em Alagoas nem hoje e nem nos últimos dias.
Os abalos sísmicos monitorados pelo Observatório são aqueles de causas naturais, oriundos da movimentação das placas tectônicas e que, em algumas situações nos últimos anos, tiveram repercussão e foram percebidos no estado.
Utilize o formulário abaixo para comentar.