Uma fiscalização intensiva realizada pela Conasa Águas do Sertão resultou na recuperação de cerca de 2 milhões de litros de água somente nos primeiros 20 dias do mês de janeiro, no Sertão de Alagoas. Durante o período, foram identificadas 216 fraudes em um total de 2.056 fiscalizações, evidenciando a dimensão do desvio irregular de água na região.
Enquanto muitas famílias sertanejas enfrentam dificuldades no abastecimento, as equipes da concessionária vêm detectando ligações clandestinas, religações irregulares e desvios de ramais que retiram milhões de litros do sistema de distribuição todos os meses. De acordo com os dados levantados, a cada 10 inspeções realizadas, uma fraude é confirmada.
Em alguns municípios, a situação é ainda mais alarmante. Belo Monte apresentou irregularidades em 60% das fiscalizações, enquanto Jacaré dos Homens registrou índice de 50%. Os números ajudam a direcionar as ações da concessionária para áreas onde o problema é mais recorrente e onde a recuperação de água pode beneficiar diretamente os consumidores regulares.
Tipos de fraudes e municípios com maior incidência
Entre as irregularidades mais comuns encontradas pelas equipes estão as ligações clandestinas diretas na rede, com 62 casos, seguidas por religiões irregulares de fornecimento cortado por inadimplência (53 casos) e desvios no ramal de abastecimento (36 casos). Além de configurarem crime, essas práticas comprometem a pressão e a qualidade da água que chega às residências dos clientes adimplentes.
As fiscalizações abrangeram diversos municípios da área de concessão. Em Penedo, foram identificadas 46 fraudes em 459 inspeções. Já São Miguel dos Campos registrou 36 irregularidades. Em Delmiro Gouveia, a taxa de assertividade chamou atenção: 34 fraudes em apenas 81 vistorias, o equivalente a 42%. Casos semelhantes também foram observados em Belo Monte e Jacaré dos Homens.
Um dos episódios mais graves foi registrado em Dois Riachos, onde as equipes desativaram uma cisterna com capacidade para 39 mil litros de água, utilizada de forma irregular para abastecimento de caminhões-pipa, caracterizando comercialização clandestina. No local, foram constatadas duas fraudes: um hidrômetro danificado e uma ligação clandestina conectada diretamente à cisterna.
Fiscalização contínua e uso de tecnologia
Segundo o gerente de eficiência operacional da Conasa Águas do Sertão, Heron Lima, os números reforçam a importância da fiscalização permanente. “Os números de janeiro demonstram a importância de um trabalho de fiscalização constante e criterioso. Cada fraude retirada do sistema é uma vitória para a coletividade. Estamos garantindo que um recurso tão essencial, especialmente em nossa região, seja distribuído de forma justa”, destacou.
O trabalho é baseado em uma metodologia que combina tecnologia, inteligência de dados e ações em campo, levando em conta informações de leituristas, análise de consumo, denúncias anônimas e monitoramento de imóveis inativos.
Após a constatação da fraude, as ligações irregulares são removidas e, em casos de reincidência, eliminadas definitivamente. A concessionária também mantém uma campanha de autodenúncia, permitindo a regularização sem multa, com foco educativo e no consumo consciente.
As irregularidades estão sujeitas a multas que podem ultrapassar R$ 2.400, além da cobrança retroativa do consumo estimado. O desvio de água também é classificado como furto qualificado, conforme o Código Penal.
Para o diretor da Conasa Águas do Sertão, Antonio Hercules Neto, o objetivo é garantir justiça no acesso ao recurso. “Nosso objetivo vai além de punir a irregularidade. Queremos construir uma cultura de responsabilidade e garantir que a água, um recurso vital, chegue a quem realmente precisa”, concluiu.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Dólar5,28895,29190.0052
Euro6,17906,2290-0.071


