Um idoso de 85 anos, morador do município de Delmiro Gouveia, deu entrada no hospital e maternidade Dr. Antenor Serpa, na tarde do último domingo (12), com sintomas suspeitos de Covid-19.
Apresentando quadro de tosse, febre e cansaço, o paciente foi encaminhado pelo hospital para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa), que, diante da situação, solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a transferência do idoso para o Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe.
A transferência do paciente aconteceu na tarde da segunda-feira (13). Quando ele chegou à unidade de saúde, passou por um teste rápido para Covid-19, que deu negativo, mas será realizado um novo exame, desta vez laboratorial, que servirá como contraprova do primeiro resultado.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Delmiro Gouveia, o idoso não tem histórico de viagem para fora do município e já sofre de pneumonia e outras doenças. “Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Carvalho Beltrão”, informou a pasta, por meio de nota.
Foi informado ainda que os familiares do paciente permanecem em isolamento e são acompanhados por equipes da secretaria.
Confira a nota na íntegra
Nesta quarta-feira, 15 de abril, a Secretaria Estadual de Saúde - SESAU, emitiu o Boletim Epidemiológico nº 40, sobre a situação em Alagoas relacionado ao COVID-19.
Neste boletim, Delmiro Gouveia aparece com 1 caso suspeito.
Trata-se de um paciente, homem, 85 anos, que deu entrada no Hospital Antenor Serpa, na tarde do último domingo, 12, apresentando febre, tosse e cansaço. O paciente possui histórico de pneumonia e outras doenças. Como preconiza as normas do Ministério da Saúde, o caso foi tratado como suspeito e informado à SESAU.
O paciente foi encaminhado para a UPA de Delmiro Gouveia, mantendo-se em isolamento enquanto era realizada a sua transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva - UTI, no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe. Na unidade hospitalar, foi realizado o teste rápido onde o resultado foi negativo. Nestes casos, se faz necessário uma contraprova, onde o material foi coletado e enviado para análise do Laboratório Central - Lacen.
Até o resultado da contraprova, os familiares do paciente permanecerão em isolamento e com acompanhamento constante das equipes da Secretaria Municipal de Saúde.
Este é o momento para intensificarmos os cuidados, respeitar as diretrizes de distanciamento social e lutarmos juntos para vencermos esta batalha.
Utilize o formulário abaixo para comentar.