Inhapi e Canapi, cidades situadas no Sertão de Alagoas, celebram, nesta quinta-feira (22), 57 anos de emancipação política. Após os eventos oficiais ao longo do dia, além da entrega de obras à população, a noite será marcada pela realização de shows artísticos.
Tanto Inhapi quanto Canapi, que conquistaram a emancipação na mesma data – 22 de agosto de 1962 – eram parte do território de Mata Grande.
A emancipação política de Inhapi se deu através da Lei 2.460, de 22 de agosto de 1962, acontecendo a instalação oficial no mesmo ano. O território foi desmembrado de Mata Grande.
O nome do município tem origem tupi e significa “buraco na pedra” ou “água sobre pedra“, expressão utilizada pelos índios quando se referiam aos lajedos que juntavam água das chuvas nas partes mais baixas na região hoje conhecida como Lagoa Inhapi.
Canapi, por sua vez, foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 2461, também de 1962. O movimento de emancipação política teve à frente Eraldo Malta Brandão e Pompilho Brandão de Alcântara, chefes de famílias que se instalaram na região e conseguiram grande controle político e administrativo.
Utilize o formulário abaixo para comentar.