Seguem até a segunda-feira, 10 de julho, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Proteção de Plantas da Universidade Federal de Alagoas (PPGPP/Ufal), para mestrado e doutorado.
O Programa, com área de concentração em Proteção de Plantas e conceito 4 na Capes, tem por objetivo a formação e a qualificação de recursos humanos em alto nível, destinados ao exercício das atividades técnico-científicas, de pesquisa e ensino superior na área de Proteção de Plantas, visando ao atendimento das demandas dos setores público e privado.
Para participar da seleção para o mestrado, é preciso ser formado em Agroecologia, Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Química e Biotecnologia; ou áreas afins das Ciências Agrárias, bem como concluintes de graduação, desde que comprovem a conclusão do referido curso, na data da matrícula no mestrado.
Já no doutorado podem concorrer os graduados nas áreas acima, com mestrado em Agronomia ou Biotecnologia, ou em áreas afins das Ciências Agrárias e ainda os concluintes de mestrado, desde que comprovem a conclusão do referido curso, na data da matrícula no doutorado.
O programa atua nas seguintes linhas de pesquisa: Entomologia, Fitopatologia e Plantas daninhas. As inscrições para ambos os cursos são feitas diretamente no Sigaa. São 12 vagas para o mestrado e mais 12 para doutorado.
A seleção dos candidatos será feita com base na avaliação do Histórico Escolar da graduação, análise da Carta de Intenção, e pontuação dos títulos para o mestrado. Quem vai concorrer ao doutorado será selecionado a partir da avaliação do Histórico Escolar da graduação e mestrado, análise da Carta de Intenção, e pontuação dos títulos.
O resultado será divulgado no dia 13 de julho e as aulas iniciam em 21 de agosto. Dúvidas podem ser tiradas no endereço: ppgpp@ceca.ufal.br ou pelo telefone (82) 3214-1307. Documentos e outras informações, confira o edital.
Edital para estrangeiros
Quem reside fora do Brasil e quer tentar o doutorado em Proteção de Plantas, deve ficar atento. O PPG destinou um edital específico para esse grupo, com o objetivo de internacionalizar o curso, também com ingresso no segundo semestre de 2023. São destinadas a estrangeiros, três vagas para o doutorado.
Podem concorrer, alunos com graduação concluída em cursos reconhecidos ou revalidados pelo MEC e com mestrado concluído em curso reconhecido pela Capes ou reconhecido pelo MEC ou com diplomas aprovados pelo Colegiado, após a aceitação do aluno no curso. Além disso, é preciso ser proveniente de países que falam a língua espanhola ou portuguesa.
Para estes candidatos, o processo de seleção será feito com base na análise da produção intelectual referente aos últimos cinco anos, análise do Projeto de Pesquisa e do Memorial Descritivo (perfil do candidato e aderência com o tema de pesquisa).
O estudante estrangeiro deve providenciar todos os trâmites legais para ingressar no Brasil, inclusive os custos inerentes a locomoção e instalação no país. O resultado será divulgado no dia 8 de agosto.
Veja mais no perfil do Instagram @protecaodeplantas.ufal
Utilize o formulário abaixo para comentar.