O Instituto SOS Caatinga lançou um apelo nas redes sociais em que pede a doação de pilhas para câmeras fotográficas. A entidade, que não tem fins lucrativos e não possui nenhuma parceria formal com governos municipais, estadual e nem federal, atua em todo o Sertão alagoano na defesa de animais silvestres típicos do bioma Caatinga, muitos deles ameaçados de extinção em virtude da devastação de suas áreas originais e da caça ilegal.
As câmeras fotográficas são usadas pelos biólogos e técnicos do Instituto para monitorar espécies, fazer estudos científicos e registros de animais em determinados ambientes.
Esses registros podem indicar, por exemplo, se alguma espécie está conseguindo se reproduzir na natureza, se há alimento disponível e se ela possui predadores ou alguma ameaça no ambiente natural.
A partir dessas informações, o Instituto SOS Caatinga planeja e desenvolve ações educativas, principalmente com a população de comunidades rurais, para explicar sobre a importância de determinados bichos na natureza, seus hábitos, riscos e, principalmente, a importância da conservação.
A entidade também é acionada frequentemente para resgatar animais silvestres encontrados abandonados e feridos ou para identificar aqueles que são mortos por caçadores ou por atropelamento nas rodovias que cortam o Sertão alagoano.
Quem puder doar pilhas para as câmeras deve ligar para os números (82) 98231-4999 e (82) 99606-3934 e, assim, agendar o recolhimento.
Utilize o formulário abaixo para comentar.