Os jornalistas das emissoras de TV de Alagoas iniciaram uma greve, nesta terça-feira (25), contra a redução salarial de 40% proposta pelos empresários donos dos veículos. Cruzaram os braços os profissionais da TV Gazeta, afiliada da Rede Globo, da TV Pajuçara, afiliada da Rede Record, da TV Ponta Verde, afiliada do SBT, e da TV Mar, canal fechado do mesmo grupo da TV Gazeta, as quais pertencem à Família Collor de Mello.
Coordenados pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal), os profissionais pedem a manutenção do piso atual, o reajuste salarial anual e a garantia de estabilidade de todos os profissionais por um ano, para evitar demissões como forma de retaliação a quem aderiu ao movimento grevista.
Segundo a categoria, cerca de 90% dos profissionais paralisaram as atividades tanto em Maceió quanto em Arapiraca, onde a TV Gazeta tem uma sucursal. Enquanto não houver um acordo, a greve iniciada hoje segue por tempo indeterminado. Estudantes de Jornalismo, inclusive estagiários das emissoras, também participam da greve.
Neste domingo (23), a TV Ponta Verde ingressou com um pedido de liminar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para tentar impedir a greve dos jornalistas, mas o pedido foi negado pela Justiça. A decisão foi da desembargadora Anne Inojosa, que é a presidente do TRT da 19ª Região.
Utilize o formulário abaixo para comentar.