O biomédico Rafael Campos concedeu entrevista, na tarde desta terça-feira (26), ao programa jornalístico Tribuna Popular, da Rádio Correio FM, e confirmou que o Laboratório São Lucas, localizado no centro da cidade de Delmiro Gouveia, está credenciado para coletar o material e realizar o exame toxicológico para os motoristas que querem obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNHs) nas categorias C, D e E. A entrevista foi realizada pelo jornalista e radialista Jota Silva, apresentador do referido programa de rádio.
A realização do exame que está sendo exigido é em cumprimento da Lei 13.103, que ficou conhecida popularmente como “Lei dos Caminhoneiros” e que entrou em vigor em março deste ano.
O biomédico explicou que a Lei foi criada após a realização de um estudo do Ministério da Saúde, junto com demais entidades e no referido estudo foi visto um alto índice de utilização de substâncias que mantinha o motorista acordado ou ativava o sistema nervoso dele, além do uso de entorpecentes e associação deste uso descriminado com o aumento dos acidentes de trânsito e internações.
O exame coleta amostras de pelos ou cabelos dos motoristas e verifica se ele fez uso de substâncias psicoativas nos últimos 90 dias e somente poderá ser realizado por laboratórios autorizados. “Ele detecta a maconha, haxixe, skank, cocaína, crack, merla, codeína, morfina, heroína, ecstasy, metanfetamina, mazindol, frempoporex e anfrepamona. Todas essas drogas serão detectas”, disse Rafael.
Além da realização para a obtenção ou renovação da CNH, o exame pode ser realizado por exigência de alguma empresa que deseja contratar ou demitir motorista portador de CNH nas categorias C, D e E.
Utilize o formulário abaixo para comentar.