O ministro alagoano Marx Beltrão conseguiu garantir o empenho de R$ 3 milhões de reais, que serão viabilizados para água de consumo humano ao povo sertanejo que tanto sofre com a seca.
O investimento anunciado faz parte da 1ª etapa do Projeto Microssistema Simplificado de Água em Regime de Tecnologia Social, que vai beneficiar diretamente milhares de famílias em 30 municípios do sertão. A iniciativa será desenvolvida em parceria com o governo do estado por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Os investimentos estão sendo alocados em parceria com o ministro Osmar Terra, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.
A implantação do projeto acontece simultaneamente em duas linhas de ações, sendo a instalação de Microssistemas Simplificados de Abastecimento de Água, com a distribuição familiar nos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Inhapi, Olho d'Água do Casado, Piranhas, Senador Rui Palmeira e São José da Tapera, por onde já passam as águas do Canal do Sertão, além da construção de cisternas Telhadão com caráter produtivo para captação de água das chuvas nos demais municípios da região. No total serão investidos cerca de 15 milhões de reais que estão sendo liberados por etapa conforme andamento do projeto.
De acordo com Marx Beltrão a implementação de ações formativas e de enfrentamento as questões hídricas do estado contemplará milhares de alagoanos que sofrem com a seca do nordeste, além de trazer melhorias no meio rural. “Estamos levando esperança é a realização de um sonho das famílias não têm condição de viver no sertão por conta da falta de água. As construções dessas cisternas e os sistemas de abastecimento, com recursos do Governo Federal, vêm em um excelente momento para facilitar a vida de milhares de alagoanos que vivem nessas áreas”, ponderou o ministro.
Para o secretário da Semarh, Alexandre Ayres, alternativas para que a água chegue com qualidade a quem mais precisa a exemplo do Canal do Sertão tem levado oportunidade para milhares de alagoano e buscado alternativas para amenizar a situação hídrica no estado. “Temos avançado em um curto espaço de tempo garantido água nas regiões mais necessitadas. O ministro Marx tem sido incansável na universalização da água e aportado investimentos para trabalharmos em parceria para atender quem mais precisa”, comentou.
O empenho para elaboração e execução de todo o projeto está sendo coordenado pelo secretário executivo da Semarh, Edilson Ramos. Além da implantação de cisternas telhadão com caráter produtivo que atenderá diretamente 350 famílias nos municípios: Canapi; Ouro Branco; Maravilha; Poço das Trincheiras; Dois Riachos; Igaci; Major Izidoro; Jaramataia; Batalha; Olivença; Olho D' Água das Flores; Monteirópolis; Craíbas; Carneiros; Belo Monte; Jacaré dos Homens; Minador do Negrão; Mata Grande; São Sebastião; Estrela de Alagaos; Traipu; Cacimbinhas.
“ A Semarh está trabalhando as ações no regime de tecnologia social. Por meio da criação do programa Gestão Social de Tecnologias de Águas Rurais para desenvolver todo o processo de gestão e garantir o acesso a água para o consumo humano e para pequena produção familiar das famílias do projeto. Nosso trabalho é levar água de qualidade às comunidades mais distantes. Diante de todo sofrimento de quem não tem acesso devido à água é muito gratificante saber que terão acesso a ela encanada e com qualidade para consumo ”, concluiu Edilson Ramos.
Utilize o formulário abaixo para comentar.