Os alunos da rede municipal de Educação de Monteirópolis estão sem aulas desde o dia 14 de novembro, quando os professores e demais trabalhadores da pasta cruzaram os braços como forma de protesto para cobrar o pagamento dos salários atrasados. Na ocasião, eles cobravam o pagamento dos salários de outubro, que foram pagos somente no dia 30 de novembro, portanto, com 30 dias de atraso.
Porém, mesmo com esse pagamento, a paralisação continua, pois a categoria quer saber quando vai receber os salários de novembro e quando será implantado o reajuste retroativo a setembro, conforme foi aprovado pela Câmara de Vereadores.
“Os profissionais de Educação vêm recebendo seus vencimentos com atraso desde o mês de agosto, pagos em 14 de setembro do ano em curso, setembro pago em 30 de outubro, outubro pago em 30 de novembro, e novembro sem previsão de pagamento”, lembrou a presidenta do Núcleo Regional de Pão de Açúcar do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Sitrânia Cardoso. O Núcleo desenvolve atividades em Monteirópolis, Pão de Açúcar e outros cinco municípios da região.
“Quando procuramos o prefeito ou a Secretaria de Educação, a resposta é sempre a mesma, que faltam recursos”, emendou a sindicalista. Segundo ela, 80% dos trabalhadores continuam com as atividades suspensas. “Muitos trabalham na zona rural e não têm como pagar o transporte”, salientou.
Agora, a categoria espera uma audiência com o Ministério Público Estadual (MPE/AL), marcada para o dia 14, para definir outras ações, inclusive novas manifestações pela cidade, como a realizada no dia 29 de novembro.
“A situação não está fácil, mas vamos à luta juntamente com a categoria para garantir os seus direitos. Direitos esses conquistados com muita luta”, finalizou Sitrânia Cardoso.
A reportagem não conseguiu contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Monteirópolis até a publicação dessa matéria, mas ressalta que o espaço está aberto para o contraditório e qualquer manifestação da Prefeitura sobre o caso.
LEIA MAIS:
Com 30 dias de atraso, Prefeitura de Monteirópolis paga salários de servidores da Educação
Utilize o formulário abaixo para comentar.