Com uma das pernas paralisadas há cerca de um ano e sentindo fortes dores, após ser vítima de um suposto procedimento errado praticado por uma técnica de enfermagem da Unidade Mista Adélia Abreu Vilar, em Olho D’água das Flores, a manicure Irislânia Barbosa, 31 anos, por meio de parentes, tornou o caso público esta semana.
Morando de aluguel, junto com um filho adolescente e os pais, Irislânia teve que abandonar a profissão por não ter mais condições de andar, vivendo em cima de uma cama, passando a maior parte do dia sob efeito de morfina.
Nesta quinta-feira (26), em um depoimento emocionado, a manicure, amparaa pelos pais, deu uma entrevista ao programa “Liberdade de Expressão”, da Rádio Milênio, quando falou que o drama dela teve início em 10 de janeiro do ano passado, após estar com suspeita de gripe e ser orientada a tomar uma injeção no hospital de Olho D’água. A suspeita é de que no momento que a injeção foi aplicada tenha atingido o nervo ciático.
Irislânia, que morava e trabalhava em Arapiraca, havia retornado para o Sertão no começo daquele ano para passar as festas com a família.
Na entrevista ela disse que um dia após tomar a injeção percebeu uma das pernas inchada, não conseguindo nem vestir uma calça.
“Aí, eu voltei ao hospital e o médico olhou e disse que aqui foi um erro e a gente só pode fazer alguma coisa depois que criar abcesso e caso por ele mesmo, por efeito do remédio ‘poque’, tudo bem, se não, você vai ter que fazer engrenagem. O tempo foi passando, passando e eu ia para o hospital de Santana, mas lá os médicos não queriam mexer, porque todos diziam que era erro e não queriam mexer e após quase seis meses fui para um médico particular, foi quando ele fez um ultrassom e com o resultado ele mandou procurar um vascular urgente porqueminha perna está com um edema de quase 7 cm, que, se continuar assim, o líquido vai ficar apodrecendo a carne”, disse a mulher.
A manicure afirmou que chegou a procurar a Prefeitura do município, mas teria sido humilhada por funcionários.
“Sobre isso eu prefiro não comentar porque foram situações desagradáveis e pelo que eu passei só levam pelo lado político. A gente não pode fazer nada que já é um lado político, já é uma rixa pra gente. Aqui é assim. Procurar eu procurei. Eles me deram ultrassom, me deram uns remédios que os médicos passaram, me deram as muletas, mas fora isso foi se agravando e as consultas eram urgentes e eu marcava e não tinha retorno. E se fosse para esperar, eu era que ia perder... E também tiveram muitas humilhações que passei... Pela gestão não, mas pelos profissionais sim”, desabafou Irislânia.
Agora, necessitando de uma cirurgia urgente, a mulher, que também já está com a outra perna comprometida, precisa pagar R$ 7 mil para o custeio de seu tratamento, que é realizado pela rede particular de saúde. Ela conta que ainda não conseguiu sequer a metade desse valor e se desespera.
A manicure afirma que os médicos lhe pediram pressa para o tratamento, caso contrário ela corre o risco de perder a perna e os movimentos do corpo, devido a coluna ter sido afetada.
Cerca de 24 horas após a entrevista, a prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou uma nota no instagram na qual desmente Irislânia sobre ela não ter recebido apoio do município e que só recebeu uma muleta para assistência. Outro desmentido da prefeitura é em relação à consulta com ortopedista que iria acontecer no último dia 16 e que teria sido negado pela paciente, expondo também que o município teria pago seu aluguem social e que Irislânia seria atendida por um dos programas sociais do município.
Em nenhum momento a nota cita se abriu uma investigação sobre a denúncia do suposto erro durante a aplicação da injeção dentro do hospital municipal na paciente e se irá apurar quem e por que teriam humilhado a paciente que procurava por ajuda.
Nos comentários da postagem, Irislânia rebateu a nota e reiterou as denúncias. Embora a maioria dos comentários tenham sido usados emojis de aplausos, várias pessoas fizeram críticas à gestão e apoiaram a atitude de Irislânia em expor publicamente todo o seu drama.
Utilize o formulário abaixo para comentar.