Apesar das chuvas que caíram em algumas áreas do Sertão de Alagoas há cerca de 10 dias, em alguns municípios o cenário ainda é de escassez de alimento para os animais herbívoros e falta de água nos açudes.
É o caso de Major Izidoro, um dos principais municípios da Bacia Leiteira de Alagoas, conhecido como “Terra do Leite”, onde a reportagem do Correio Notícia flagrou, na semana passada, o gado “lambendo” o chão em busca de alimento.
Nessa área, porém, não havia pasto. Apenas alguns ramos do que poderá se tornar, após as chuvas, em um capim verde e comestível. Outros animais, no cercado vizinho, andavam sobre pedras, também sem alimento. Nesse local, porém, havia água acumulada entre as pedras, que os bichos se fartavam em beber.
Em outra área, que faz parte de um assentamento da reforma agrária, alguns bezerros, de tão magros, exibiam as costelas sob o couro.
A atividade agropecuária vem sofrendo as consequências das chuvas abaixo da média nos últimos cinco anos em Alagoas. Por isso, a produção de leite diminuiu e alguns criadores estão vendendo parte dos bichos para comprar alimento para os que ficam.
Num assentamento da reforma agrária em Major Izidoro, falta de alimento deixa bezerros magros e com costelas evidentes sob o couro (Foto: Diego Barros) |
Utilize o formulário abaixo para comentar.