Os municípios do médio e alto Sertão permanecem na fase laranja do distanciamento controlado em Alagoas, enquanto as demais regiões do interior do estado avançam para a fase amarela e Maceió passa para a fase azul. O anúncio foi realizado pelo governador Renan Filho, durante coletiva de imprensa na noite desta terça-feira (11).
"Temos um avanço em boa parte do interior do estado e um avanço na capital. O médio e o alto Sertão seguem ainda na fase laranja em virtude de que ainda está havendo um espraiamento da doença para essas regiões e nós achamos e a Saúde também mais prudente ainda deixar essa parte do estado para uma evolução para a fase amarela mais adiante", explicou o governador.
Com isso, os 26 municípios que compõem a mesorregião do Sertão permanecerão com as mesmas autorizações de funcionamento. Podem funcionar serviços essenciais e todos os setores autorizados na fase vermelha, lojas ou estabelecimentos de rua com até 400 m², salões de beleza e barbearias; templos, igrejas e demais instituições religiosas, com 30% da capacidade.
Quanto ao retorno das aulas na rede estadual de ensino, o governador explicou que somente em setembro haverá uma avaliação baseada nos números das semanas epidemiológicas, mas adiantou que a previsão de retorno está prevista apenas na fase verde do distanciamento controlado.
“Retorno às aulas só com a segurança máxima. Vamos aguardar um pouco o que vai acontecer em outros estados do Brasil. Não vamos agir na vanguarda para depois não correr risco de involuir. Vamos garantir segurança para nossas crianças e para os nossos professores porque esse é um debate muito profundo e a gente precisa ter muita calma e serenidade”, disse Renan Filho.
O novo decreto com as mudanças anunciadas será publicado ainda nesta terça-feira, mas as alterações passarão a valer apenas a partir desta segunda-feira (17).
Utilize o formulário abaixo para comentar.