O Brasil vive uma realidade difícil no combate à pandemia, onde, até o final de maio, 462.966 mil vidas foram ceifadas. Se em partes o Governo Federal agrava os efeitos da Covid-19, negando compra de vacinas e adotando uma narrativa negacionista, por outro lado alguns governos estaduais e municipais, mesmo com dificuldades estruturais, adotam medidas corretas na complexa tarefa do enfrentamento à pandemia.
Um dos bons exemplos a serem destacados é a paradisíaca cidade de Olho d’Água do Casado, localizada às margens do ‘Velho Chico’, no alto sertão alagoano, com cerca de 10 mil habitantes. Em meio aos cânions do rio São Francisco, o turismo da alta temporada muda o perfil pacato de uma cidadezinha acolhedora, fato que também poderia ter se tornando mais um obstáculo no combate à pandemia, isso se logo na fase inicial da mesma a gestão não tivesse decidido tomar medidas mais rígidas para diminuir a propagação do vírus mortal.
A redução de acessos à cidade e a filtragem nas barreiras sanitárias fazem parte das medidas vistas pelo Secretário Municipal de Saúde, Haragônes Cavalcante, como eficazes no controle da pandemia “Era permitida a entrada de revendedores de medicamentos e alimentos, além de transportadores de outros itens essenciais. Nenhuma pessoa de outro município, sem um motivo razoável, teve entrada autorizada”, afirma.
Outra medida que se provou eficaz, foi o rastreio de possíveis novos casos, buscando impedir a propagação do vírus, segundo Cavlcante “Desde o início a gestão procura fazer a busca ativa de sintomáticos em suas residências. Os possíveis pacientes sintomáticos entravam em contato com os agentes de saúde que, por sua vez, informavam as equipes de saúde especializadas, essas visitavam as residências para fazer o atendimento e a testagem. Quando havia casos positivos para o novo coronavírus, rapidamente a família e as pessoas próximas do infetado eram testadas”, explica.
Entre os municípios com o menor índice de casos Covid-19, Olho d’Água do Casado também garantiu a segunda dose da vacinação da Coronavac em tempo oportuno, respeitando o prazo de até 28 dias.
Para o Prefeito petista de segundo mandato, José dos Santos, mais conhecido como Zé da Emater, o seu trabalho é de garantir uma vida melhor para os cidadãos, em especial aos mais necessitados, motivação que se mantém firme durante a pandemia, aliando ações baseadas na ciência, junto da atuação nas redes sociais e comunicação por carros-de-som, no sentido de informar a população das medidas municipais, riscos, entre outras informações relevantes sobre o novo coronavírus. O Prefeito explicita que “Somente em 2021 é a terceira vez que o município zera os casos de coronavírus”.
Zé da Emater também destacou a condução do governo estadual nos esforços para combater a pandemia, “Gostaria também de enaltecer o Governador Renan Filho (MDB) que vem fazendo um grande trabalho em benefício da Saúde, nesse momento de pandemia, em todo o estado. Ele (Renan Filho) faz os decretos e nós seguimos os mesmos de maneira sistemática”, declara.
Na ocasião desta matéria, o boletim epidemiológico de Olho d’Água do Casado traz a informação de que não há novos contaminados. “O pensamento da nossa gestão é de proteger a vida e as pessoas entenderam”, conclui Zé da Emater.
Utilize o formulário abaixo para comentar.